Com mais de 600 intervenções cirúrgicas realizadas no bairro de Pernambués, em Salvador, o Castramóvel - serviço itinerante de castrações de cães e gatos - vai estar atendendo no Pau da Lima a partir de segunda-feira (19). O ônibus ficará estacionado ao lado do Espaço Axé, na Colina Azul. Nos primeiros dias de atendimento, às segundas e terças-feiras, os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizarão o cadastramento e a triagem dos animais. Já as cirurgias serão realizadas às quartas e quintas-feiras.
Foto: Agecom |
Para a castração, é imprescindível que o dono do animal apresente a cópia original dos seguintes documentos: cartão SUS, carteira de identidade e o cartão de vacinação do animal. Caso não possua o cartão SUS, o dono do bicho precisa ir à unidade de saúde mais próxima, portando RG, CPF e comprovante de endereço, para a criação do seu cartão. Para estar apto a realizar a cirurgia, o animal deve ter entre 8 meses e 5 anos de idade, pesar acima de 1kg e apresentar boa condição de saúde. Em caso de esterilização de fêmeas, a mesma não pode estar grávida.
Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), somente no ano de 2014 foram esterilizados mais de 9 mil cães e gatos, sendo que mais de 5 mil desses procedimentos foram realizados através do Castramóvel. A estimativa para este ano é que cerca de 10 mil animais sejam castrados na capital. De acordo com a SMS, a castração de animais ajuda a prevenir doenças e evita a procriação indesejada/indiscriminada, assim como o abandono de, principalmente, cachorros e gatos.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade