Foto: Jefferson Peixoto/Secom
A capital baiana amanheceu 'debaixo d'água' nesta quinta-feira (3). Vários pontos da cidade registraram ruas alagadas e transtorno para pedestres e motoristas. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), um fenômeno chamado 'cavado' é o responsável por trazer a chuva para a cidade.
O fenômeno ocorre quando em uma região da atmosfera se forma uma ondulação do fluxo de ventos e onde há, também, uma tendência à queda da pressão atmosférica.
A previsão é de que a chuva continue em Salvador nos próximos dias. A prefeitura informou que a previsão é de que o temporal continue nos próximos dias, incluindo o final de semana.
Para a tarde e noite desta quinta, a previsão é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas. Já para a sexta-feira (4), sábado (5) e domingo (6), o céu deve permanecer nublado, com chances de chuva de até 90%. As chuvas fortes serão acompanhadas por trovoadas.
Até às 17h desta quinta, a Codesal recebeu 139 solicitações. Entre os chamados estão 21 ameaças de desabamento, 36 ameaças de deslizamento, 26 avaliações de imóvel alagado e 24 deslizamentos de terra.
De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal (Cemadec), nas últimas 72h choveu mais da metade da média climatológica para o mês de março (156,8mm).
Os maiores acumulados de chuva foram registrados em Mirantes de Periperi (92,8mm), Praia Grande (87,6mm), Fazenda Coutos (77,2mm), Periperi (76,8mm) e Rio Sena (73,5mm).
Cuidados
A Defesa Civil de Salvador recomenda a população a adoção de medidas preventivas para reduzir o risco e preservar a segurança em períodos chuvosos.
- No trânsito, evite trafegar em pistas inundadas e alagadas;
- Estacione o veículo caso a chuva esteja muito forte;
- Evite atravessar enxurradas;
- Em caso de raios e trovões, procure abrigo, não fique em locais abertos;
- Não se abrigar sob árvores ou próximo a cabos elétricos molhados ou arrebentados.
- Não estacione próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;
Plantão Codesal
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!