A população de Salvador é majoritariamente preta, segundo dados detalhados do Censo 2022, divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais de um terço da população soteropolitana se autodeclara preta.
O número corresponde a 34,4% dos habitantes – ou seja, cerca de 825 mil de 2,4 milhões de moradores de Salvador. A cidade também concentra a menor proporção de pessoas brancas no Brasil. A maior parte dos habitantes se consideram pardos. Confira como é a distribuição em Salvador:
Leia também:
Pardos – 49,1%
Pretos – 34,1%
Brancos - 16,5%
Indígenas – 0,2%
Amarelos – 0,1%
Com a diminuição do número de moradores na capital baiana, a população preta foi a única que cresceu na cidade entre os anos de 2010 e 2022.
O grupo cresceu 11% nos 12 anos intercensitários, passando de 743.718 para 825.509 pessoas.
A população indígena também se manteve em Salvador, de forma que a cidade segue como a quarta maior população indígena do país e maior da Bahia, com cerca de 27 mil habitantes autodeclarados.
Em 2022, a Bahia passou a integrar nove das 10 colocações do ranking de municípios brasileiros em que as pessoas pretas são predominantes. O ranking leva em consideração a população total das cidades - por isso Salvador não está na lista, já que é a capital com maior proporção de pessoas pretas.
Mari Leal
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!