Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Segurança

Centro Histórico terá mais de 200 câmeras de videomonitoramento

Prefeitura anunciou ações para a região nesta quinta-feira (27)

Redação iBahia • 27/04/2023 às 11:07 • Atualizada em 27/04/2023 às 13:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Centro Histórico terá mais de 200 câmeras de videomonitoramento
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A região do Centro Histórico de Salvador terá mais 200 câmeras de videomonitoramento para reforçar a segurança. A implatação foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis, nesta quinta-feira (27). Além disso, a prefeitura anunciou um pacote de ações para revitalizar a região.

Além das câmeras, mais de 100 guardas civis serão convocados para atuar na área e uma base operacional será instalada no Centro, assim como a a sede da base administrativa da Diretoria de Segurança Urbana e Inspetoria Geral, que será transferida para a região.

Leia mais:

A prefeitura também anunciou a aquisição de 10 novas viaturas e 10 motos exclusivas da Guarda Municipal para atuar no Centro Histórico.

Outro anúncio feito pelo prefeito foi a nomeação do ex-oficial da Polícia Militar, Coronela Humberto Sturaro, como coordenador da nova Prefeitura-Bairro do Centro Histórico. Em 2021, Sturaro deixou o cargo de comandante de operações da PM e foi remanejado para a reserva remunerada da corporação. Ele já teve postos de comando na Companhia de Caatinga e Rondesp.

Sturato foi candidato à deputado federal pelo Partido Liberal em 2022. Ele teve 16.305 votos e não conseguiu se eleger.

Cultura e Turismo

O secretario municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, anunciou que está sendo montado um calendário turístico de programação diária cultural para a região. Além disso, a pasta está trabalhando na manutenção de equipes culturais, promoção da cidade como destino turístico e lançamento de uma nova marca turística na cidade.

O titular da Secult não afirmou em que data a programação será divulgada.

Violência


				
					Centro Histórico terá mais de 200 câmeras de videomonitoramento
Foto: Reprodução / Redes sociais

No sábado (22), dois turistas da Romênia ficaram feridos após serem vítimas de um assalto enquanto visitavam o Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. Imagens dos turistas feridas foram veiculadas nas redes sociais. No vídeo, é possível ver que um deles ficou com o rosto ferido após ter o óculos quebrado durante o assalto.

Eles foram agredidos pelos assaltantes e receberam socorro de moradores da região. Eles foram encaminhados à Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), onde registraram boletim de ocorrência.

Após o caso, moradores e comerciantes da região reclamaram dos assaltos. De acordo com eles, só no sábado, seis assaltos foram contabilizados, mas a Polícia Civil não confirmou a informação.

Em dezembro do ano passado, durante o verão, um turista alemão foi agredido e roubado durante o dia. Ele também teria sofrido uma tentativa de assalto e reagido.

Durante a Copa do Mundo, na estreia da seleção brasileira, 24 furtos e roubos foram registrados pela polícia.

Reforço policial

Nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) reforçou o policiamento no local com 30 novos soldados da Polícia Militar.

Os policiais, que farão o patrulhamento preventivo e repressivo, foram formados no dia 17 de abril. Os militares, incorporados ao 18° Batalhão da Polícia Militar (Centro Histórico), atuarão nas localidades do Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Terreiro de Jesus e Praça da Sé. Equipes do Beptur e do Águia também seguem na região, ampliando o combate à criminalidade.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador