Os tempos chuvosos chegaram na capital baiana e a Defesa Civil da cidade já começou a Operação Chuva. A iniciativa foi lançada nesta sexta-feira (4) e institui estratégias de ações preventivas e emergenciais entre os meses de abril e junho.
Para isso, a prefeitura está mobilizando todos os órgão dos sistema municipal de proteção para ter mais agilidade na reposta diante possíveis ocorrências. Segundo a gestão municipal, o investimento feito é de R$127,6 milhões.
Leia também:
De acordo com dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a previsão para o mês de abril é que chova entre 302,2 mm e 237,6 mm, números que estão acima da média histórica (284,9 mm).
A Operação Chuva ocorrerá em duas etapas: uma preparatória, que será realizada ao longo do ano e intensificada este mês e a de alerta, que entre abril e junho consistirá na aplicação de protocolos de monitoramento e resposta a situações de risco.
Neste momento de etapa preparatória, foram colocados 31 mil de lona plástica em encostas, além de concluir limpeza de 18 mil caixas coletoras. Além disso, 272 mil metros de galerias de drenagem foram deosbstruídos e 4 mil metros de escadarias drenantes.
A Limpeza de bueiros, canais, córregos e podas de árvores também fazem parte desta fase. Um abrigo para colhimento, abrigo e cuidado com os animais estará disponível para momentos de crise.
Para receber informações e avisos meteorológicos, o cidadão deve enviar um SMS para o número 40199, informando apenas o CEP.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!