icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Como fazer das redes sociais aliadas na busca por um emprego

Não deixe que as redes sociais atrapalhem seus esforços de recolocação ou reposicionamento profissional

foto autor

22/01/2013 às 14:25 • Atualizada em 02/09/2022 às 6:54 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Até que ponto um blog pessoal ou uma conta em rede social pode afetar a busca por um emprego? Essa é uma questão cada dia mais relevante nestes tempos em que não hesitamos em expor detalhes de nossa vida íntima, bem como nossos posicionamentos político ideológicos na internet, para quem quiser ver. Recentemente, vi no blog pessoal de um conhecido, ex-aluno meu, declarações sobre o seu gosto por festas, noitadas, bebidas e mulheres. Nada demais, em se tratando de um jovem, alguns podem alegar. Mas, será essa a opinião de um recrutador que acesse a mesma página? Isso nos leva a outro questionamento: um recrutador pode ler nossas informações pessoais na internet? Talvez não devesse mas, se as colocamos ao alcance de qualquer um com acesso à rede, eles podem e, em alguns casos, até devem. Muitos candidatos inclusive informam o endereço de suas páginas pessoais em seus currículos, então, não é possível impedir que sejamos responsabilizados pelas informações que nós mesmos produzimos e divulgamos a nosso respeito. E nesse caso, é importante que lembremos que também os nossos clientes, atuais chefes e colegas de trabalho também terão acesso ao mesmo material.
Baseada em algumas conversas que tive com recrutadores experientes a esse respeito, seguem alguns aspectos que devemos observar ao criar e alimentar nossas páginas pessoais. Comece por não incluir o link de páginas que possuam conteúdo inapropriado ou íntimo demais em seu currículo. É claro que elas podem ser descobertas, mesmo assim, mas, apenas uma parte dos recrutadores terá tempo e disposição para proceder a essa busca se não forem oficialmente convidados. De qualquer forma e, em qualquer circunstância, cuidado com o que você posta. Evite fazer desabafos dos quais você se arrependa no dia seguinte e, jamais, brigue, discuta ou use palavras de baixo nível que possam constranger seus visitantes. Utilize as ferramentas que limitam o acesso do público à sua linha do tempo, permitindo livre acesso apenas para seus amigos. De olho no currículo A criação de uma página pessoal é uma ferramenta de marketing pessoal, em princípio, bem avaliada pelos recrutadores. Reúna nesse espaço aquelas informações que não cabem em um currículo como, por exemplo, artigos que você tenha escrito, fotografias que comprovem sua trajetória profissional, seus interesses pessoais ou sua ação voluntária, links para páginas de organizações às quais você esteja relacionado ou admire, artigos e informações selecionadas por você como pertinentes para a sua área de interesse.... enfim, faça dessa página uma prévia agradável e criativa da entrevista que, certamente, você virá a ter. Mostre o quanto você é informado sobre o mercado e seu setor de atuação. É claro que o bom senso é requerido, aqui. Não vale a pena divulgar o blog que você fez sobre o seu pet ou suas habilidades culinárias.
"Certifique-se de que não cometeu nenhum deslize que possa lhe comprometer"
Não podemos esquecer da preocupação com a escrita correta. Leia duas vezes o que escreveu e se certifique de que não cometeu nenhum deslize que possa lhe comprometer. As redes sociais e os blogs podem se transformar em uma paixão mas, não deixe que ela atrapalhe seus esforços de recolocação ou reposicionamento profissional. Continue teclando e interagindo virtualmente mas de maneira segura, secreta e cuidadosa de forma que suas oportunidades profissionais futuras não sejam prejudicadas. Leia também Promessas de Ano Novo: entre os desejos e os objetivos
Profa. Dra. Carolina Spinola E-mail: [email protected] Consultora da Área de Negócios da ValoRH. Administradora, com mestrado em Administração e Doutorado em Geografia, com ênfase em Desenvolvimento Regional. Professora Universitária e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador