Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Atraso

Complexo policial do Parque Costa Azul está atrasado há mais de 1 ano

Moradores da região deixam de frequentar o Parque Costa Azul por medo da violência

Mari Leal • 11/11/2023 às 7:28 • Atualizada em 11/11/2023 às 8:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Construído sobre uma área de 55 mil m2 entre os bairros Costa Azul, Pituba, Caminho das Árvores e Stiep, o Parque Costa Azul foi aos poucos deixando de ser opção de lazer para moradores e frequentadores da região. A situação é motivada por uma série de fatores, sendo o medo da violência o principal apontado por moradores da região e antigos frequentadores.


				
					Complexo policial do Parque Costa Azul está atrasado há mais de 1 ano
Moradores da região deixam de frequentar o Parque Costa Azul por medo da violência. Foto: Mari Leal/iBahia

O mau cheiro, resultado da degradação do Rio Camarajipe, visivelmente tomado pelo esgoto e acúmulo de lixo, e a presença de pessoas em situação de rua e recicladores no local incrementam a lista de reclamações.

Leia mais:

Propriedade do Governo da Bahia, o Parque Costa Azul é administrado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder).

Em 2022, a área dos antigos restaurantes foi cedida à Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), que prometeu construir no local um complexo integrado por unidades das polícias Civil e Militar. De acordo com o prazo inicial de oito meses, as obras deveriam ter sido finalizadas em outubro de 2022. Um ano após o fim do prazo inicial, a população do entorno segue convivendo com a sensação de insegurança.


				
					Complexo policial do Parque Costa Azul está atrasado há mais de 1 ano
A área dos antigos restaurantes foi cedida à Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Foto: Mari Leal/iBahia

Morador há mais de 40 anos do bairro do Costa Azul, o administrador Bruno Cardoso, 42 anos, acompanha de perto a transformação que o Parque Costa Azul enfrenta nos últimos anos.

“O parque era usado diuturnamente pelos moradores. Hoje não enxergamos uma pessoa utilizando esse equipamento para entretenimento, passeio com pets ou até filhos. O que a gente mais sente aqui é a falta de segurança”, relata Cardoso, que preside o Conselho Comunitário de Segurança, formado em 2019 como espaço de diálogo direto entre a comunidade e a SSP.

“A gente precisa que o órgão público responsável se atenha a essa situação. Tem essa obra, que tinha oito meses como proposta de conclusão, e está há uma ano e mais alguns meses sem ser concluída. A gente pede ao governo que intervenha para trazer segurança aos moradores do bairro e uso da ferramenta pública”, apela o administrador.

Os problemas também são relatados por outra moradora do bairro, a servidora pública Mariana Lima, 40 anos, que reside no entorno do Parque Costa Azul desde 2019.


				
					Complexo policial do Parque Costa Azul está atrasado há mais de 1 ano
Previsão inicial da obra era outubro de 2022. Foto: Mari Leal/iBahia

“São muitos problemas. As pessoas evitam o anoitecer. Tem alguns vigilantes, mas há dificuldade de manutenção. Até tem parquinho e equipamentos, mas algumas partes são utilizadas por moradores de rua para suas necessidades fisiológicas, uso de drogas…. Tem o mau cheiro. Os catadores também criam animais. Todo mundo sabe da situação, mas ninguém faz nada. ”

Ao iBahia, a assessoria da SSP-BA informou que as obras seguem em andamento, e que 61% da previsão de intervenção já foi concluída. “As novas estruturas têm previsão de entrega para o primeiro semestre de 2024”, diz a pasta.

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Salvador informou que está em curso um estudo com o objetivo de encontrar soluções para a condição do rio que margeia o parque Costa Azul. Sobre as pessoas em situação de rua que vivem no local, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer de Salvador (Sempre) não respondeu aos pedidos de posicionamento.

Conder não tem plano de requalificação do Parque Costa Azul


				
					Complexo policial do Parque Costa Azul está atrasado há mais de 1 ano
Obras devem ser concluídas em 2024. Foto: Mari Leal/iBahia

Procurada pela reportagem, a Conder informou que atua na manutenção física do parque, o que inclui jardinagem, pintura geral, pista de cooper, equipamentos de ginástica, brinquedos infantis, corrimão do anfiteatro e obras de arte. O órgão também é responsável pela liberação de uso do espaço para eventos.

Não existe, no entanto, nenhum plano de requalificação ou uso estratégico do espaço.

Inaugurado em 1995, o Parque Costa Azul substituiu as antigas ruínas do Clube Costa Azul. Como expresso no site oficial da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), responsável pela administração e manutenção do equipamento, o parque nasceu equipado com dois playgrounds, campo de futebol, ciclovias, pistas de cooper e de patinação, anfiteatro e estacionamento com 150 vagas, além de abrigar importantes restaurantes da cidade. No apogeu, o local também foi palco de um vasto calendário de ações culturais, incluindo shows musicais.

Veja abaixo mais registros do Parque Costa Azul


				
					Complexo policial do Parque Costa Azul está atrasado há mais de 1 ano
Moradores reclamam da falta de segurança. Foto: Mari Leal/iBahia

				
					Complexo policial do Parque Costa Azul está atrasado há mais de 1 ano
Presença de pessoas em situação de rua e recicladores no local afastam os moradores. Foto: Mari Leal/iBahia

				
					Complexo policial do Parque Costa Azul está atrasado há mais de 1 ano
Parque Costa Azul é administrado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder).. Foto: Mari Leal/iBahia

				
					Complexo policial do Parque Costa Azul está atrasado há mais de 1 ano
Parque Costa Azul foi aos poucos deixando de ser opção de lazer para moradores e frequentadores da região. Foto: Mari Leal/iBahia
Complexo policial do Parque Costa Azul está atrasado há mais de 1 ano Vídeo: Mari Leal / iBahia
Relato de moradores sobre o Parque Costa Azul Vídeo: Mari Leal / iBahia
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador