Com vasilhas, guardanapos e até sacos plásticos estavam a postos na Vila Tiradentes, em São Caetano, para garantir um pedaço dos 22 metros de bolo feito pela comunidade em comemoração ao 21 de abril. O doce é o ponto alto do aniversário que comemora as melhorias da localidade que homenageia o ativista político em seu nome.
O bolo era para atender a todos os gostos: chocolate, milho, aipim, cenoura e branco. Toda a extensão do doce estava coberto com um glacê verde e amarelo, em homenagem às cores da bandeira do Brasil, com a inscrição “não vamos desistir do Brasil... unidos somos mais fortes”.
“Esse é o 12º aniversário que a gente promove. Comemoramos tudo que já conquistamos para o bairro e também é uma maneira de deixar acesa a chama da luta, para que a comunidade nunca se esqueça que foi através da mobilização que transformamos isso aqui”, explicou o presidente da Associação Comunitária e Beneficente de Vila Tiradentes, Gomeia e Roma (ACBVigor), Joaquim Junior.
Antes da primeira fatia surgir, todo mundo se reuniu para cantar parabéns e celebrar as conquistas do bairro. Todo mundo quis garantir um pedacinho e poucos não voltaram para pegar mais um para o vizinho, amigo, pai, mãe ou avó.
Depois de se apresentar vestida de baiana, a pequena Samara Oliveira, 8 anos, foi uma das primeiras a garantir o seu pedaço. “Está gostoso”, contou. Para João Victor Silva Oliveira Cerqueira, 8 anos, essa é a melhor parte da festa. “O que eu mais gosto é o bolo e a dança”, disse, enquanto comia mais um pedaço.
Já a dona de casa Josefa Conceição, 75 anos, a missão é dividir toda a extensão do bolo entre os vizinhos. Com luvas, touca e uma faca, ela e mais seis mulheres se revezavam fazendo fatias generosas para quem queria comer e também com cuidado para que todo mundo conseguisse garantir o seu pedaço.
“Todo ano eu estou aqui ajudando. Também ajudo fazendo o bolo. Eu gosto dessa alegria, dessa farra com o povo todo”, contou a dona de casa. “Também a gente comemora tudo de bom que já temos aqui, como o asfalto novo, e foi por causa dessa festa que a gente faz que nossa comunidade passou a ser reconhecida por toda cidade”, afirmou.
Além do bolo, diversas atrações culturais como capoeira, valsa e samba foram promovidos por moradores das comunidades. Uma parte do grupo segue pelas ruas fazendo uma espécie de “arrastão” para convocar os vizinhos até o centro da Vila Tiradentes, onde de tarde a festa toma outro formato com a apresentação de bandas.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade

