Salvador

Confira shows que marcaram a Concha Acústica

Concha será reinaugurada nesta sexta-feira (13), com shows de Maria Bethânia e Margareth Menezes

Redação iBahia
13/05/2016 às 13h13

3 min de leitura
Com o projeto ‘Eu sou a Concha’, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves reabre nesta sexta-feira (13), com shows de Maria Bethânia com Margareth Menezes e o espetáculo cênico-musical Kindembu. Os artistas farão shows que entrarão para estatística de eventos no espaço: nos últimos dez anos de funcionamento, antes das obras de 2013, a Concha recebeu 413 shows, com uma média de 3,5 apresentações por mês.

A banda Los Hermanos se apresentou na Concha em 2010 e 2012 / Foto: Divulgação

O primeiro show da história da Concha, em 59, foi de Dorival Caymmi, acompanhado da Orquestra Sinfônica a Universidade Federal da Bahia.Margareth Menezes é a recordista de apresentações. Ao todo, são 40 – a desta sexta será a 41ª. O primeiro show da cantora na Concha foi no dia 11 de dezembro de 1988 no lançamento do seu primeiro LP.

Ivete fez participação na gravação do DVD de Saulo Fernandes na Concha / Foto: Dilvugação 

Caetano Veloso é outro artista que marcou a história da Concha: são 24 apresentações, uma delas em 2001, no dia da morte de Jorge Amado. Na ocasião, Caetano emocionou o público ao fazer uma homenagem ao escritor cantando ‘Milagres do Povo’ e ‘Tieta’.João Gilberto e Gerônimo são outros dois artistas que têm uma lista de shows no local. São 20 e 22 apresentações, respectivamente. Djavan cantou na Concha em 16 ocasiões.  Entre os espetáculos com maior público nos últimos anos destaque para os shows de Caetano Veloso, Vanessa da Mata e Los Hermanos, em 2010; Djavan, Paula Fernandes, Banda Eva, Kid Abelha e Roberto Carlos, em 2011; Ivete Sangalo, Ana Carolina, Nando Reis, Maria Rita e Nação Zumbi, em 2012; Caetano Veloso, Saulo, Djavan e o evento “Domingão na Concha”, em 2013. Todos com lotação máxima.

Novos Baianos farão show no domingo (15), no festival ‘Eu Sou a Concha’ / Foto: Divulgação

Além deles, artistas como Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Maria Bethânia, Alcione, Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Camisa de Vênus, Titãs, Paralamas do Sucesso, Nação Zumbi, Novos Baianos, Daniela Mercury, Ilê Ayiê, Edson Gomes e Lazzo fizeram apresentações na Concha.