Salvador

Bruno Reis (DEM) é eleito prefeito de Salvador

Com 70% das urnas apuradas, Bruno Reis (DEM) é considerado matematicamente eleito no primeiro turno

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O candidato do partido dos Democratas, Bruno Reis, é eleito prefeito de Salvador nas Eleições Municipais 2020. Com 70% das urnas apuradas na capital baiana até o momento, ele é considerado matematicamente eleito no primeiro turno. A vice-prefeita eleita é Ana Paula Matos (PDT). (As urnas ainda não foram 100% apuradas).

Neste domingo (15), a apuração foi mais demorada devido a uma falha em um dos processadores que contabilizam os votos.

Bruno Reis disputou o cargo de gestor municipal ao lado dos candidatos Major Denice (PT), Pastor Sargento Isidório (Avante), Olivia Santa (PC do B), Cezar Leite (PRTB), Hilton Coelho (Psol), Bacelar (PODE), Celsinho Cotrim (PROS) e Rodrigo Pereira (PCO).

Atualmente, Bruno Reis é vice-prefeito da cidade de Salvador na gestão de ACM Neto. Filho de João Batista Cavalcanti Reis e de Márcia Beatriz Ribeiro Soares Reis, ele nasceu em 17 de maio de 1977.

Em 1997, foi aprovado no curso de Direito, na Universidade Católica do Salvador (UCSAL), onde fez parte do Diretório Acadêmico, assim como do Escritório Modelo, no qual atuou oferecendo assistência jurídica gratuita para pessoas de baixa renda.

O vice-prefeito foi estagiário na Câmara de Vereadores, em 1998, tornando-se, depois, assessor na mesma instituição. Cargo que também ocupou na Secretaria de Educação do Estado da Bahia e no Congresso Nacional, auxiliando o então deputado federal ACM Neto, com quem trabalhou desde o início de 2000, tendo sido o primeiro assessor do atual prefeito de Salvador. Quando ACM faleceu, Bruno assessorou o seu suplente no Senado Federal, ACM Júnior.

Em 2010, Bruno Reis chegou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pela primeira vez, com 55.267 votos. Em 2014, foi reeleito deputado estadual com 89.607 votos. Bruno foi escolhido Destaque Parlamentar de 2011 e 2012, pela imprensa especializada.

No início de 2015, atendendo a um convite do prefeito ACM Neto, Bruno assumiu a Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). Em 2019, Bruno assumiu a secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador.