Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Outubro Rosa tem programação especial na capital baiana; confira

De acordo com o Intituto Nacional de Câncer (Inca), a ação foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure

Redação iBahia • 25/10/2021 às 11:32 • Atualizada em 31/08/2022 às 17:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O 'Outubro Rosa' é um movimento de mobilização pela saúde da mulher e de conscientização para controle do câncer de mama. De acordo com o Intituto Nacional de Câncer (Inca), a ação foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e hoje mobiliza o mundo inteiro.

Aqui em Salvador, uma série de atividades estão sendo realizadas e o iBahia resolveu compilar elas todas em um só lugar. Confira a lista:

  • Naspec

Em campanha para conscientização, no Outubro Rosa, o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (NASPEC) promove iniciativa, com tema ‘A Jornada da Mulher no Enfrentamento Contra o Câncer’. A ação busca discutir e apresentar a importância dos cuidados com a mama e o diagnóstico precoce, com foco em apresentar e debater as dificuldades que as mulheres enfrentam durante o tratamento contra o câncer no Sistema Único de Saúde (SUS). Como parte da programação da ação, o núcleo realiza campanha digital e uma série de lives abertas ao público, através do perfil @naspecnucleo. Na programação, a primeira live traz a temática ‘A Importância do Apoio Psicológico no Enfrentamento ao Câncer de Mama’; no segundo encontro acontece o lançamento das cartilhas sobre ‘Mama e Colo do Útero’; e para finalizar a série, o tema de diálogo será ‘Estou com Câncer, e Agora?!’.

  • Onda Rosa

A região do Pelourinho e Praça da Sé vai receber, nesta quinta (21) e sexta (22), a Onda Rosa no Pelô, um movimento de conscientização sobre os cuidados com a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A ação ocorrerá das 16h às 18h, envolvendo o diálogo com as mulheres, tanto nas lojas do comércio local e vendedoras ambulantes, como entre as que estiverem transitando nas ruas. Haverá distribuição de panfletos informativos e de laços temáticos, iluminação dos monumentos da região na cor rosa e promoção de atividades físicas.

  • Unijorge

A Unijorge vai promover mais uma ação de serviço à comunidade, desta vez para ajudar na conscientização do câncer de colo do útero, como parte da campanha Outubro Rosa. A iniciativa será desenvolvida pelo curso de Enfermagem da instituição e vai oferecer 100 vagas para exames preventivos ginecológicos gratuitos.

O agendamento acontecerá no mês de outubro, através do telefone (71) 3206-8489 ou por mensagem via WhatsApp no número (71) 99611-6919, das 8h às 17h. A coleta do exame preventivo será realizada em novembro, entre os dias 8 e 19, no Instituto de Saúde da Unijorge, no campus Paralela.

Para participar, é obrigatório a apresentação do RG, CPF e Cartão do SUS. A coleta será feita por alunos do estágio do curso de Enfermagem com a supervisão das preceptoras.

  • Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ)

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) realizará o programa Alerta Salvador, voltado para a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce e os tratamentos existentes, após o diagnóstico positivo da doença.

A programação começa a partir desta sexta-feira (1º), prosseguindo até o dia 8, com a formação da primeira turma do curso de defesa pessoal, em parceria com a Guarda Municipal de Salvador (GCM). A atividade acontece das 13h às 17h, na sede da GCM, na Avenida San Martin, tendo como público-alvo mulheres atendidas pelos centros de referência a mulheres Loreta Valadares (Barris), Arlete Magalhães (Cajazeiras) e Irmã Dulce (Ribeira), além de funcionárias da Prefeitura.

  • Shopping Barra

Informações sobre principais sintomas, passo a passo para o autoexame das mamas e todo tipo de orientação que contribua para a prevenção, detecção e diagnóstico do câncer de mama. É com esse objetivo que a Clínica da Mulher - Anna Paola Noya Gatto, em parceria com o Shopping Barra, estará de 1° a 15 de outubro com a campanha “Eu Amo Viver” em um stand montado no local. Médicas mastologistas, estudantes de medicina e profissionais de saúde estarão a postos para conversar sobre o tema. O stand funcionará no piso L3Sul, próximo às Lojas Americanas, de segunda a sábado das 9h às 22h, e aos domingos de 12h às 20h. Além da presença das equipes de saúde, haverá também oferta de cartilhas informativas e distribuição de brindes.

  • Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB)

A Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) realiza a edição “Outubro Rosa” de sua Feira de Variedades nos dias 4 a 8 de outubro, das 9h às 17h, tanto na recepção da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR), localizada na Avenida Tancredo Neves, quanto no estacionamento subsolo da Secretaria da Administração do Estado da Bahia e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SAEB/SETRE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB) Em ambos os espaços, diversos expositores apresentam produtos de moda feminina, masculina e infantil; calçados; artesanato; gastronomia; conservas e costura criativa, entre outros. Os participantes que adquirirem qualquer produto em exposição poderão participar do sorteio de um voucher para compra de novos itens na própria Feira.

  • Clínica Emeg

A clínica abraça a causa com a campanha “Mulher & Laser & Amor”. Durante a ação, a cada laser realizado na clínica, um outro tratamento de laser será doado para quem teve câncer de mama e não tem condições de arcar com os custos do procedimento. O tratamento com o laser é uma alternativa para mulheres que enfrentaram a doença, pois alguns tipos de câncer de mama são estrogênio dependentes e, por isso, o tratamento envolve bloquear esse hormônio, o que deixa a mulher em status de menopausa, com atrofia e ressecamento vaginal. Como a reposição hormonal é contraindicada para essas pacientes, o laser vaginal é uma opção não medicamentosa e não invasiva capaz de controlar os sintomas. Mais informações através dos telefones (71)3342-3709 / 98669-9770 (whatsapp)

  • Unifacs

Com a proposta de chegar em comunidades e bairros de Salvador que normalmente não recebem campanhas de saúde, o Outubro Rosa para Todas e Todos da UNIFACS vai levar orientações e serviços de saúde para incentivar a prevenção e diagnóstico do câncer de mama e colo de útero. A primeira ação vai ser uma live com o tema “Como o Outubro Rosa chega para as Pessoas Trans” nesta quinta-feira (7). Após a palestra, a programação segue ao longo de todo o mês de Outubro. Estão previstas ações como, uma Feira de Saúde, para o Terreiro Axé Abassá de Ogum, no bairro de Itapuã. Uma oficina temática na Associação Beneficente e Recreativa do bairro da Felicidade. E completam a programação uma roda de conversa na Associação das Profissionais do Sexo da Bahia, no Pelourinho, e uma ação informativa na Feira de São Joaquim. Além da UNIFACS, o evento terá a participação ainda da Rede AFETO e a LASM (Liga Acadêmica de Saúde da Mulher).

  • IV Moto Passeio Rosa

IV Moto Passeio Rosa será exclusivo para as MULHERES!O grupo abraça na ocasião uma ação solidária de doação de pacotes de leite para o NASPEC!!! O evento será no dia 16 de outubro, às 09h, saindo do Largo da Mariquita em direção ao Farol da Barra. Mais informações pelo número 98321-9043 (Itana) / 9 9294.1234

  • Shopping Paseo

O Shopping Paseo realizará um bate papo no dia 28 de outubro, às 16h, sobre o câncer de mama, prevenção, diagnóstico precoce e autoestima. A ação será com a psicóloga Niliane Brito, a jornalista Gina Reis e a médica mastologista Aline Viana.

  • Shopping Itaigara

Entre os dias 3 e 23 de outubro, o Shopping Itaigara divulga uma exposição fotográfica que traz a imagem de 20 vencedoras contra o câncer que mais mata mulheres no Brasil. A mostra visa promover a autoestima e servir como inspiração para tantas outras mulheres que se veêm acometidas pela doença. Em paralelo, e para chamar a atenção para a campanha, a fachada do shopping ficará completamente iluminada de rosa.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dá continuidade nesta quarta (13) e quinta-feira (14), à programação especial do Outubro Rosa, com o objetivo de motivar os cuidados preventivos com a saúde da mulher. Ao todo, 29 unidades estão envolvidas para intensificar a oferta de consultas, exames e orientações em combate aos cânceres de mama e de colo de útero.

  • Secretaria de Saúde do Município

São disponibilizados diversos procedimentos nos postos espalhados pela cidade. Dentre eles estão coletas de preventivos ginecológicos e exame clínico das mamas; encaminhamentos para mamografias, laqueadura, inserção de DIU e ultrassonografias mamária e transvaginal; testagem rápida para HIV, sífilis, HCV e HbsaAg; exame preventivo, clínico das mamas e encaminhamento para o Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh).

Também são promovidas consultas com equipe de enfermagem, salas de espera com palestras sobre a importância da avaliação clínica e temas relacionados ao empoderamento feminino, e busca ativa de mulheres para encaminhamento e realização de preventivo. Já nos Multicentros de Saúde da capital, ocorre o agendamento de mamografias e ultrassons para as mulheres encaminhadas pelos Distritos Sanitários.

A lista de unidades que realizam esses procedimentos durante todo o mês de outubro da mobilização está disponível no card oficial da SMS, bastando acessar o QR, ou no site www.saude.salvador.ba.gov.br/ unidades-saude-preventivo/.

Programação:

USF Lagoa da Paixão
13/10 (tarde) - Encaminhamento para mamografia e preventivo.

USF Zulmira Barros (Costa Azul)
14/10 (tarde) - Coleta preventivo

USF Santa Mônica
13 e 14/10 (manhã): Palestras sobre Alimentação no climatério, Prevenção ao suicídio, Cuidados com a saúde da mulher nos diversos ciclos da vida e Saúde bucal.

USF IAPI
13 e 14/10 (manhã): Palestra sobre Câncer de Mama e Colo de Útero, orientação para autoexame das mamas, distribuição de panfletos para captação dos homens CIS e trans e solicitação de mamografia.

USF Alto do Cabrito (todos os dias do mês de outubro)
Testagem rápida, consulta de enfermagem, exame clínico das mamas, encaminhamento para mamografia e mutirão de preventivo.

USF Pituaçu
13/10 (manhã) e 14/10 (manhã e tarde): Exames preventivos e clínicos.

UBS Mário Andrea (Sete Portas)
13/10 (manhã): Palestra sobre prevenção contra o câncer de mama e colo de útero.

USF São José de Baixo (Lobato)
14/10 (manhã e tarde): Exame citopatológico, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atendimento odontológico e palestras.

UBS Cabula Beiru/Pernambués
13/10 e 14/10 (manhã): Roda de conversa: a importância do autoexame das mamas, distribuição de materiais informativos, exames preventivos.

UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras)
13 e 14/10 (manhã e tarde): Mutirão para coleta do exame preventivo e exame clínico das mamas e encaminhamento para realização de mamografia, roda de conversa sobre autocuidado – Saúde da Mulher, distribuição de laços cor de rosa para profissionais e comunidade, coleta de citopatológico e exames das mamas.

USF Calabar
13/10 (manhã): Coleta de citopatológico de colo de útero, exame de mamas, solicitação de mamografia, arte educativa e consultas odontológicas.

  • Unime - Outubro Rosa Pet

Outubro é o mês voltado para a conscientização e prevenção ao câncer de mama. Entretanto, a doença alvo da campanha não acomete apenas os humanos. Cães e gatos também podem ser vítimas de tumores. Por isso, com o intuito de alertar tutores sobre a importância do diagnóstico precoce, o Hospital Veterinário da Unime Lauro de Freitas promove a 5ª edição do Outubro Rosa Pet. A ação acontece no dia 26 de outubro, das 8h às 12h, com atendimento por ordem de chegada, na Sede da Instituição, para cadelas e gatas com alguma suspeita de neoplasia mamária.

Durante o atendimento os tutores receberão informações sobre castração, medicamentos que devem ser evitados e como identificar sinais de câncer de mama em seus pets. Além das campanhas anuais, o Hospital veterinário da Unime presta serviços à comunidade continuadamente. São realizadas consultas, emergências, procedimentos simples até cirurgias de alta complexidade, com cobrança de taxa social.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e entre 13h30 às 17, mediante agendamento prévio. Para agendar, basta ligar para (7 1) 3378-8168, nos mesmos dias e horários de atendimento.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador