Doze famílias ficaram temporariamente desabrigadas no bairro de Luiz Anselmo, em Salvador (BA), após o desabamento de um prédio que causou a morte de três homens. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) no domingo (17), um dia após o incidente ocorrido no sábado (16).

Segundo a pasta municipal informou ao g1, o edifício de cinco pavimentos ficava na Rua Baixa das Pedrinhas, onde acabou atingindo imóveis vizinhos e colocando outras estruturas da região em risco. Por essa razão, a desocupação imediata da área foi adotada como uma medida de segurança, e os moradores afetados optaram por se acolher na casa de familiares, apesar de terem sido direcionados inicialmente para abrigos temporários da prefeitura.
Leia também:
Para garantir o suporte inicial, os moradores afetados foram cadastrados pela prefeitura e receberam suprimentos de primeira necessidade, como cestas básicas, colchões e kits dormitório. A Sempre informou ao portal ainda que as famílias foram orientadas e encaminhadas para ter acesso aos benefícios de Auxílio Moradia e Auxílio Emergencial, enquanto os parentes dos três homens que morreram no local receberam o auxílio-funeral.
As vítimas fatais foram identificadas como Roberto Carlos Evangelista, de 58 anos, Maurício Santos Lima, de 51, e Raimundo Brito dos Santos, de 59 anos, que trabalhavam em uma obra no imóvel no momento em que a estrutura colapsou.
Antes e depois

Imagens feitas antes do desabamento mostram a configuração original do imóvel azul: o prédio possuía um térreo, onde funcionava uma igreja evangélica, três andares de residências e uma cobertura localizada no quarto andar. Vizinhos do local relataram à TV Bahia que a igreja estava fechada quando o acidente aconteceu e que os moradores do segundo andar não estavam em casa, além de o terceiro andar não ter inquilinos no momento.
Apenas as pessoas que moravam no primeiro andar presenciaram o desabamento, sendo que o casal e seu filho de 1 ano e seis meses conseguiram fugir por uma escada que permaneceu de pé, enquanto os outros três filhos da família brincavam em um parque na vizinhança. A mulher foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE) e, segundo uma familiar relatou à TV Bahia, ela sente dores no corpo, mas seu quadro de saúde é estável e sem risco de morte, ao passo que o marido e o bebê não sofreram ferimentos e passam bem.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

