Crime

Em 30 dias, Memorial das Baianas de Acarajé é roubado pela 4ª vez no Centro Histórico de Salvador

Desde a reinauguração do espaço, em maio de 2022, o local já teve inúmeros itens arrancados pelos criminosos

Redação iBahia
28/07/2022 às 8h04

2 min de leitura
Foto: Lucas Moura/Secom

O Memorial das Baianas de Acarajé da Bahia, localizado na Praça da Cruz Caída – Centro Histórico de Salvador -, foi iroubado na madrugada desta quinta-feira (28). De acordo com informações de Rita Santos, coordenadora geral do espaço, os criminosos arrancaram dois toldos que estavam instalados na fachada da casa.

Ainda segundo a representante, este é o quarto roubo registrado em menos de um mês. Os homens já levaram tubos do ar condicionado, plantas, toldos, suporte de contenção de metal e até a placa de inauguração instalada pela Prefeitura.

Vale ressaltar que o Memorial foi reinaurado em maio de 2022, pelo prefeito Bruno Reis. A gestão do também museu chegou a procurar a Polícia Civil, no Pelourinho, para prestar queixa no primeiro caso, que aconteceu no início do mês de julho. Porém, não houve retorno. “Não adianta! Eles dizem que não tem o que fazer, que não tem câmeras de segurança e fica por isso mesmo”, desabafou a coordenadora em entrevista ao iBahia.

A parte interna do memorial não foi afetada. Mas, Rita teme pelos artigos instalados no local. “Comprei correntes e cadeado e coloquei em tudo que é lugar”, revelou.

O iBahia entrou em contato com a Prefeitura de Salvador e com as Polícias Civil e aguarda pelos posicionamentos. Em nota, a PM informou que o 18º BPM, responsável pelo policiamento da região, não foi acionado para atender a referida ocorrência.

Já Guarda Civil Municipal (GCM) informou que “atua na região do Centro Histórico com efetivo fixo, realizando patrulhamento a pé, além de equipes de viaturas 24 horas por dia, sete dias na semana, ininterruptamente. Apesar da fiscalização, o órgão só tomou conhecimento posterior ao fato, adotando de imediato a ampliação do monitoramento. Um projeto de instalação de câmeras de videomonitoramento na região está em andamento, visando maior eficiência no combate as práticas ilícitas que ocorrem na região.”

Foto: Reprodução / TV Bahia
Foto: Reprodução / TV Bahia

Leia mais sobre Salvador em ibahia.com e siga o Portal no Google Notícias