Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Embasa registra média de 1.500 hidrômetros substituídos em SSA

Quatro imóveis no Rio Vermelho ficaram sem água devido ao furto de quatro hidrômetros

• 13/02/2014 às 16:08 • Atualizada em 02/09/2022 às 3:43 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
No último ano, a Embasa registrou uma média de 1.500 hidrômetros substituídos por motivo de furto em Salvador. Segundo a Empresa, isso representou um prejuízo econômico da ordem de R$ 126 mil com a perda do equipamento e da água desperdiçada. Em entrevista ao iBahia, o superintendente de abastecimento de água de Salvador e Região Metropolitana da Embasa, José Moreira, disse que, ao longo do ano, uma média de 100 a 120 hidrômetros são furtados por mês e foi verificado que há um acréscimo no índice de furtos nas proximidades do Carnaval e do Natal. Segundo ele, as ocorrências de furto de hidrômetros são pulverizadas, mas se concentram no Subúrbio Ferroviário e Rodoviário, sendo muitas registradas também no Pelourinho. Moreira explicou ainda que, apesar dos hidrômetros servirem apenas para medir o consumo de água, os equipamentos têm a carcaça feita de ferro e, quando furtados, são vendidos em ferros-velhos. Na manhã desta quinta-feira (13), técnicos da Embasa constataram o furto de quatro hidrômetros na avenida Osvaldo Cruz, no Rio Vermelho, no trecho entre o supermercado Bompreço e o Banco do Brasil. Segundo a empresa, o furto deve ter ocorrido na madrugada e, com a remoção dos medidores de consumo de água, muita água jorrou durante horas em via pública, dificultando o tráfego de veículos e de pessoas, assim como causando a falta de abastecimento nos imóveis que sofreram a ação criminosa.
Uma equipe da Embasa foi ao no local para instalar novos medidores. Outro furto na mesma avenida, desta vez na Escola Municipal Osvaldo Cruz, aconteceu na terça-feira (11) e deixou professores e alunos sem acesso a água durante todo o turno da manhã, de acordo com a empresa.
Ainda segundo a Embasa, a retirada do hidrômetro sem uso de violência durante o período noturno é tipificado no artigo 155 do Código Penal Brasileiro como furto qualificado e prevê pena de dois a oito anos de prisão. Denúncias de furto de água e de hidrômetro podem ser feitas à empresa através do telefone 0800 0555 195.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador