Em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo, o Teatro Sesc-Senac Pelourinho promove pelo nono ano consecutivo o projeto Viva Teatro! Viva o Circo!, entre 17 e 29 de março, com entrada franca. Para celebrar a data, durante o mês, uma programação variada com filmes, espetáculos de teatro, vivências e outras atividades, trazendo um pouco dos bastidores do teatro e do circo, homenageando o universo dos artistas circenses que, desde os circos itinerantes, levam a arte e alegria mundo a fora. A MECÂNICA DO RISO E O "DRAMA" POR TRÁS DISSO A oficina busca potencializar as técnicas do ator para a criação de personagens e despertar a autocrítica no processo individual de criação de situações teatrais. A metodologia está embasada nas técnicas de Stanislavsky, Chekhov e de jogos de improvisação, além de exercícios clawnescos, que muito contribuem para a ampliação dos recursos do ator. De 17 a 20/03, das 15h às 18h. Público-alvo: atores e estudantes de teatro. Inscrição gratuita a partir do dia 06/03, carga horária 12 horas. Inscrição presencial no Teatro Sesc-Senac Pelourinho - 14h às 18h
OS SALTIMBANCOS DA ESPERANÇA O espetáculo apresenta uma série de situações engraçadas, nas quais os personagens lutam para manter a sobrevivência de um circo ameaçado de extinção. A causa dessa ameaça é o comportamento contemporâneo das crianças que só se interessam por televisão e internet. Os artistas resolvem então se unir e montar um número de sucesso para salvar o circo da falência. Dias 18/03 (terça-feira) às 15h e 19/03 (quarta-feira) às 09h. Classificação: Livre. Entrada Franca.
CENAS BAIANAS Isabel Gouvêa, paulista de nascimento, veio para a Bahia ainda na década de 70. Aos 14 anos ela descobriu o interesse pela fotografia. Gostava de “enquadrar” o mundo a sua volta. Com um dos olhos fechados e o outro aberto criava fotografias mentais como costumava dizer. Atualmente Isabel Gouvêa coordena Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia de Salvador. Nesta exposição, serão expostas fotografias da cena teatral baiana do arquivo da fotógrafa. De 21/03 a 31/05, das 14h às 21h.
VALSA Nº 6 A Companhia Teatro Portátil investiga as possibilidades de transpor para o palco de encenação a poética de Nelson Rodrigues. A dramaturgia se constrói a partir da animação de uma boneca, representando a figura de Sônia, personagem central da peça, que contracena com seus manipuladores para dar vida ao universo repleto de formas metafóricas do texto. Classificação: 14 anos. Dias 20, às 15h, 21, às 19h, e 22/03, às 20h. Entrada franca. NAMÍBIA, NÃO!
Em 2016, o governo brasileiro decreta uma Medida Provisória determinando que todos os que tiverem “melanina acentuada” sejam capturados e enviados imediatamente à África. Para não incorrer no crime de “Invasão de Domicílio”, eles só podem ser capturados na rua, o que faz com que os primos André e Antônio passem o dia trancados no seu apartamento, debatendo as questões sociais e econômicas da vida atual, seus anseios pessoais e as consequências de uma viagem para a África. Classificação: 14 anos. Dias 27 (quinta-feira) às 19h e 28/03 (sexta-feira) às 19h30. Entrada franca. BRINCANDO DE CIRCO Oficina que visa, de maneira bastante lúdica, proporcionar às crianças o contato com algumas técnicas básicas do universo do circo como: o palhaço, acrobacia, malabares, e pequenas mágicas cômicas. Brincar é um estado natural da criança e esta oficina, assim como o circo, segue o viés da brincadeira, do divertimento e do jogo como metodologia do aprendizado. Dia 29/03, das 14h às 16h00, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho. Público-alvo: crianças de 7 a 10 anos. Inscrição gratuita a partir do dia 06/03, carga horária 02 horas.
UM DIA MÁGICO COM ESPIGA O Mágico Espiga traz em seu show a união dos elementos da mágica e da linguagem circense do palhaço com um lirismo encantador, que convida o público a fazer parte de um universo mágico e divertido. Formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Carlos Fernando Oliveira, o Espiga, é mágico há 12 anos e há cinco juntou a poesia do clown em suas apresentações. Classificação: livre. Dia 29/03, às 17h. Entrada franca.
JARDIM Duas palhaças se encontram para fazer um show e encarnam uma disputa de territórios na qual originam jogos e situações tragicômicas. Há no espetáculo uma oscilação entre cenas de guerra e paz, amor e ódio, união e inveja, e culminam surpreendentemente em uma grande explosão florida em clima de libertação total. Classificação: 14 anos. Dia 29/03, às 19h. Entrada franca.Informações Praça José de Alencar, 19, Centro Histórico de Salvador Telefone: (71) 3324-4520 Email: [email protected]
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade