iBahia > salvador
SALVADOR

Eventos da Fifa acirram disputa entre marcas por mercado baiano

Hoje, três fábricas de cerveja funcionam na Bahia e dois novos grupos trabalham para iniciar a produção nos próximos meses

• 28/05/2013 às 10:06 • Atualizada em 31/08/2022 às 7:37

Google News siga o iBahia no Google News!
Em 22 de junho, data do primeiro jogo da Copa das Confederações em Salvador, a capital estará em festa. E toda festa pede uma cerveja bem gelada. A proximidade do torneio, tido como um teste para a Copa do Mundo, tem acirrado a guerra entre as principais cervejarias. Hoje, três fábricas funcionam na Bahia e dois novos grupos trabalham para iniciar a produção nos próximos meses. Com participação de apenas 0,5% na região Nordeste, o Grupo Petrópolis, detentor da marca Itaipava, saiu na frente na disputa por mercado durante os eventos esportivos ao investir R$ 100 milhões para carimbar a marca no estádio da Copa em Salvador. O antigo Estádio Octávio Mangabeira foi rebatizado de Itaipava Arena Fonte Nova, em uma tentativa de consolidar a marca, que passará a produzir no estado em breve. O grupo está investindo R$ 1,1 bilhão em uma fábrica em Alagoinhas que deve gerar 3.070 empregos.
“A Itaipava Arena Fonte Nova representa o marco do início do nosso trabalho aqui. É a primeira grande propriedade que a gente conquista na Bahia. Uma forma de iniciar um trabalho com um peso maior”, disse o diretor de mercado do Grupo Petrópolis, Douglas Costa. No entanto, a previsão do executivo é de que a fábrica só fique pronta e comece a produzir entre agosto e setembro, depois que a Copa das Confederações já tiver acabado. Costa admite que a “disputa é bastante acirrada” entre as cervejarias. “Hoje a Ambev, com a Skol, é líder de mercado, depois vem a Kirin, com a Nova Schin. Mas já existe uma expectativa em torno da Itaipava, que acaba representando uma novidade para a população”, acredita o diretor. “Ainda temos uma participação pequena aqui, porque temos que trazer o produto da fábrica do Rio de Janeiro, mas temos uma meta agressiva: em 2 anos, chegar a 15% desse mercado. A gente vai incomodar muita gente”, ameaça. Ambev - No entanto, a Ambev, detentora de marcas como a líder Skol, a Brahma e a Budweiser, patrocinadora oficial da Fifa, sairá ganhando na Copa das Confederações. Os bares do estádio terão, exclusivamente, duas marcas suas: a Brahma, aposta da empresa para eventos esportivos, e Budweiser, patrocinadora da Fifa desde 1986 e que possui 13% do mercado de cervejas premium. O gerente de vendas da Ambev, Ricardo Neto, justifica a estratégia de escolher a Brahma para os eventos esportivos — até latinha especial da Copa das Confederações a marca ganhou.  “Com essa marca, já patrocinamos Bahia, Vitória, São Paulo. Toda a plataforma de futebol já está linkada com a Brahma”, explica. A empresa resolveu investir pesado já para a Copa das Confederações. A Ambev está apostando em ações especiais nas franquias Nosso Bar, Quiosque Chopp Brahma e Chopp Brahma Express. Para a rede de franquias Nosso Bar, a empresa criou um Cartão Fidelidade: a cada dez garrafas de cervejas compradas o cliente ganha um Copo Oficial da Copa das Confederações. Os consumidores internautas também serão desafiados no Facebook com um concurso de fotografias de bares que distribuirá três ingressos para assistir a um jogo da Copa das Confederações. A Brahma ainda sorteará 50 ingressos para a final da Copa deste ano. A ação também contemplará quem pretende assistir aos jogos em casa. A cada 50 litros da cerveja comprados nas lojas Chopp Brahma Express, o consumidor ganhará kits de brindes como camiseta, mochila, apito e óculos. Procurada, a Brasil Kirin recusou-se a divulgar as estratégias da empresa para a Copa das Confederações, por uma “decisão estratégica da empresa”. Além da Kirin, que detém marcas como a Nova Schin e a Schin no Grau, a cerveja Kaiser também possui uma fábrica no estado, em Feira de Santana.

TAGS:

Disputa Fifa Marcas Mercado Baiano

RELACIONADAS:

Ricardo Ishmael lança livro infantojuvenil em Salvador no domingo (19)

Saiba detalhes

Ricardo Ishmael lança livro infantojuvenil em Salvador no domingo (19)

Após ‘Renascer’, baiano Evaldo Macarrão entra em ‘No Rancho Fundo’

Novo papel

Após ‘Renascer’, baiano Evaldo Macarrão entra em ‘No Rancho Fundo’

Elton Jhon, Diana Ross e Lionel Richie se encontram no Especial GFM

Especial GFM

Elton Jhon, Diana Ross e Lionel Richie se encontram no Especial GFM

Rodoviários mantém greve de ônibus metropolitanos após nova reunião

Sem previsão de término

Rodoviários mantém greve de ônibus metropolitanos após nova reunião

'Renascer’: Buba faz as pazes com a mãe e dá beijão em José Augusto

Romance no ar

'Renascer’: Buba faz as pazes com a mãe e dá beijão em José Augusto

Homem é preso suspeito de agredir companheira e incendiar apartamento

Prisão

Homem é preso suspeito de agredir companheira e incendiar apartamento

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador