Moradores do bairro do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, interditaram, na terça-feira (10), uma obra que acontece na escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Boqueirão, também conhecida como Igreja do Boqueirão. Segundo a comunidade, pedras originais da estrutura secular estavam sendo substituídas por outras de material inferior.
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra os moradores protestando contra a retirada das pedras. Entre os manifestantes estava o ator Fabrício Boliveira, que questionava junto com a comunidade a restauração do local.
Leia também:
A retirada estava sendo feita pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), responsável por outras obras no Centro Histórico da capital baiana. O órgão informou, em nota, que os serviços para a recuperação da escadaria foram definidos a partir de uma visita técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A Conder afirma que a substituição seria feita nas pedras danificadas, seguindo o projeto do Governo do Estado e "e respeito às normas estabelecidas pelos órgãos de proteção ao patrimônio cultural, histórico e artístico presentes na região antiga da primeira capital do Brasil".
No entanto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) diz que "serviços de retirada e demolição de alguns elementos da escada" foram iniciados sem acompanhamento e devida autorização prévia do órgão.
Ainda segundo o Iphan, uma visita técnica chegou, de fato, a ser realizada a pedido da Conder, para o fornecimento de orientações para as obras no bairro de Santo Antônio Além do Carmo. As recomendações foram de "recuperação e restauração da cantaria que compunha a escadaria, e não a sua substituição".
Diante da situação e das manifestações dos moradores, servidores do órgão realizaram uma inspeção no local. Foi determinada a paralização das atividades até que seja elaborada uma Nota Técnica com a indicação das intervenções necessárias para a recomposição das peças retiradas e a restauração da escadaria.
Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!