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SALVADOR

Festival de Cultura Popular ocupa Centro Histórico entre os dias 25 e 27 d e novembro

Evento, organizado pelo Instituto ACM, reúne 24 grupos de várias cidades do Recôncavo Baiano

Redação iBahia • 14/11/2022 às 11:37 • Atualizada em 14/11/2022 às 12:47 - há XX semanas

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					Festival de Cultura Popular ocupa Centro Histórico entre os dias 25 e 27 d e novembro
Foto: Reprodução / Salvador da Bahia

O 'Festival de Cultura Popular – Arte, Cultura e Memória do Povo Baiano em Movimento' ocupará o Centro Histórico de Salvador entre os dias 25 e 27 de novembro. O projeto tem como principal objetivo proporcionar visibilidade e protagonismo aos principais grupos de Cultura Popular da Bahia, criando uma verdadeira vitrine.

O evento, organizado pelo Instituto ACM, reúne 24 grupos de várias cidades do Recôncavo Baiano, reunindo elementos de arte, dança, música, artesanato e culinária. A programação de três dias inclui ainda participações especiais de artistas e músicos baianos, que estarão se integrando aos grupos nos cortejos.

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Tudo isso de forma gratuita, garantindo a amplitude e democratização de acesso a um conteúdo cultural de qualidade a todo o público da cidade de Salvador, seus turistas e visitantes.

SHOWS NO PALCO

Em um palco montado no Cruzeiro do São Francisco, os grupos encontrarão espaço de protagonismo, com apresentações musicais e artísticas. A programação no palco contará com 20 shows distribuídos ao longo de cada um dos três dias do Festival.

FEIRA DE ARTESANATO E GASTRONOMIA

Ainda no Cruzeiro do São Francisco, a tradicional Feira da Sé reunirá 50 expositores, em um mix de produtos de artesanato, objetos utilitários e comidas típicas das regiões participantes do projeto. Peças tradicionais da ceramista Dona Cadu e as cores e formas das máscaras produzidas por artesãs e artesãos de Maragojipinho, além de santos em cerâmica, bordados, tecelagens, entre muitos outros trabalhos, poderão ser apreciados e adquiridos pelo público.

Restaurantes e bares da região do Centro Histórico fará a rota gastronômica com cardápio especial de culinária típica para os apreciadores de uma boa gastronomia.

PROGRAMAÇÃO

DIA 25/11 – Abertura (Sexta-feira)
• 11h às 19h - Feira da Sé
• 11h - Banda Didá e cortejo de baianas
• 16h – Filhos de Gandhy
• 17h - Missa celebrativa na igreja Rosário dos Pretos com a participação
das Irmandades da Boa Morte e dos Homens Preto

DIA 26/11 (Sábado)
• 11h às 19h - Feira da Sé
• 10h às 18h - Apresentação dos Grupos no palco e o cortejo nas ruas
• Encerramento – Grupo musical João do Boi

DIA 27/11 (Domingo)
• 11h às 19h - Feira da Sé
• 10h às 18h - Apresentação dos Grupos no palco e o cortejo nas ruas
• 18h – Encerramento – Samba de Roda de D. Cadu

OS GRUPOS

  • Caretas do Acupe (Santo Amaro)

Tradição africana presente no engenho do antigo Acupe desde meados do século XIX, os participantessaem àsruas, emitindo sonsfortes e assustando a comunidade, principalmente as crianças.

  • Quadrilha Junina Forró Asa Branca (Salvador)

As quadrilhassaíramda Europa e chegaramaossalões brasileiros em princípios do século XIX e, especialmente, em algumas zonas rurais, onde passou a ser dançada por ocasião dos festejos juninos.

  • Nego Fugido (Santo Amaro)

Espetáculo de forte conteúdo dramático tem como argumento a perseguição, captura e libertação de escravos escapados do domínio dosseus senhores. No decorrer do espetáculo, toques e cânticos de candomblé estão presentes.

  • Cortejo de Baianas (Salvador)

A origem das baianasremonta ao período da Colônia, quando as negras de ganho percorriam as ruas da cidade com tabuleiros equilibrados sobre a cabeça vendendo comida. No tabuleiro, estavam as iguarias dos orixás, acarajé, vatapá, abará, que as filhas de santo comercializavam como obrigação do Candomblé.

  • Pierrot Tradição de Plataforma (Salvador)

Associação fundada para incentivar o esporte e a cultura. Os integrantes se apresentam vestidos de pierrô, usando máscaras de pano com longas orelhas, como nos antigos carnavais.

  • Lindro Amor (Santo Amaro)

Manifestação de cunho religioso que tem como objetivo pedir esmolas para comemorar os festejos de São Cosme e São Damião, ou de outro santo. Os santos são colocados em andores ornamentados de papel crepom colorido e flores. O cortejo é acompanhado por instrumentistas tocando viola, cavaquinho, pandeiro,tambor e violão. Os cânticos entoados estão ligados ao santo homenageado.

  • Maculelê (Santo Amaro)

Dança de procedência negra e influência ativa da cultura baiana, ocorre normalmente na cidade de Santo Amaro,sendo um showfolclórico que ocorre a mais de 100 anos.O grupo se compõe por alguns pares de homens, armados com um bastão de boa madeira de lei.

  • Capoeira (Salvador)

A mais conhecida e praticada forma de folclore na Bahia. Nessa manifestação de grupos, participam lutadores que, entre golpes de ataque e defesa, demonstram que, além da arte, a cultura prevalece. Tudo leva a crer que a capoeira, um misto de dança e luta, tenha sido criada e desenvolvida no Brasil pelos escravos e seus descendentes, como meio de defesa, com base em tradições africanas.

  • Sambas de Roda Raízes (Santo Amaro - Seu João do Boi, Samba Chula de São Brás, e Filhas de D. Cadú de Coqueiros, D. Nicinha)

Nome dado à Dança de Umbigada executada na Bahia. O grupo toca, canta, dança e quem puxa é um solista que é respondido por indivíduos em coro acompanhado por instrumentos de percussão e cordas. No samba-de-roda, cada participante vai ao centro do círculo formado pelo grupo, faz um pequeno solo e tira outra pessoa para dançar no centro, com uma umbigada. É um dos mais antigos tipos de samba, derivado do samba africano, primeira manifestação dessa dança no Brasil.

  • Banda Feminina Didá (Salvador)

Banda percussiva feminina fundada em 1993 pelo maestro Neguinho do Samba.

  • Afoxé Filhos de Gandhy (Salvador)

Seus membros-foliões estão vinculados a um terreiro de candomblé, unidos por uma religião, pelo uso da língua, da dança, do ritmo e dos códigos de origem nagô. A palavra “afoxé” significa adivinhação, profecia ou predição do futuro.

  • Irmandade da Boa Morte e dos Homens Pretos(Cachoeira e Salvador)

A Irmandade da Boa Morte é uma confraria religiosa afro-católica brasileira que organiza a Festa da Boa Morte. A história da confraria religiosa da Boa Morte se entrelaça com o maciço tráfico de escravos da costa da África para o Recôncavo canavieiro da Bahia, em particular para a cidade de Cachoeira.

  • Chegança Fragata Brasileira de Saubara (Saubara)

A marujada surgiu em Portugal, como comemoração, no contexto das conquistas e descobrimentos marítimos dos séculos XVI e XVII. Chegou ao Brasil, através dos portugueses que colonizaram nosso país. Porém, sofreu, em terras brasileiras, algumas modificações e adaptações culturais, ficando desta forma um pouco diferente do fandango de Portugal.

  • Samba de Bumba meu Boi e a Burrinha (São Bartolomeu)

Manifestação que sai na Lavagem Popular de São Bartolomeu no mês de agosto.

  • Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó (Maragojipe)

Tradicional do Recôncavo trazendo a singularidade da região.

  • Mascarados de Maragogipe (Maragojipe)

Tradicional grupo que é referência no carnaval da cidade, que se tornou o maior e mais festejado do interior da Bahia. Beleza, irreverência e alegria em um desfile diverso e representativo.

  • Samba filhos de Maracangalha (Maracangalha)

Tradicional samba que leva o nome da localidade eternizada na canção do mestre Caymmi. Alegria e irreverência.

  • Charanga Festiva de São Félix (São Félix)

Músicos que percorrem o circuito tocandomarchinhas e levando o clima daslavagens e festas de largo do interior da Bahia. Figuras tipicas e baianas também fazem parte do cortejo.

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