Fiéis prestam homenagens a São Roque e lotam igreja em Salvador; confira programação


Foto: Reprodução/TV Bahia

Dezenas de católicos e candomblecistas lotaram nesta terça-feira (16) o Santuário de São Lázaro e São Roque, no bairro da Federação, em Salvador, em homenagem a São Roque, que é conhecido como protetor contra doenças e pragas.

A programação começou por volta das 5h, com alvorada de fogos, seguida de missa às 5h30, 7h e 9h. NO início da manhã, a TV Bahia estava presente no evento e pegou a segunda celebração ao vivo. A igreja estava cheia e os fiéis vestiam roupas brancas, como de costume na data.

Entre os devotos que conversaram com a equipe da TV, estava Raimunda Santos, que completou 84 anos nesta terça-feira e foi para a celebração acompanhada da filha e dos netos. Em entrevista, ela contou que pediu saúde. “Pedi saúde para andar, porque estou com as pernas que não posso andar. Estou pedindo a Deus misericórdia”.

Foto: Reprodução/TV Bahia

Além dela, Antônio Roque Dantas, de 65 anos, também estava na igreja e falou com a reportagem. Por coincidência, o idoso também fez aniversário nesta terça. “É maravilhoso fazer aniversário hoje. Eu saía de Periperi com minha mãe, vinha por essa estrada que era de barro. Sempre venho aqui, para que São Roque continue me iluminando”, lembrou.

As homenagens devem continuar às 11h, quando deve acontecer outra cerimônia. A festa segue à tarde, com uma missa realizada às 15h, que será presidida pelo bispo auxiliar de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho. A celebração terá transmissão pelo Facebook.

Depois disso, às 16h, está prevista uma procissão que partirá do Santuário. Em seguida, às 17h, está previsto o encerramento das comemorações ao dia do santo, com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Veja também: