O tradicional desfile de 7 de setembro que acontece na Praça do Campo Grande, em Salvador, reuniu autoridades e visitantes na manha desta quinta-feira. Este ano, o Brasil comemora 201 anos da independência e o governado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, e o Comandante-Geral da PM, Paulo Coutinho estavam entre as autoridades presentes na comemoração da data.
Esta foi a primeira vez que Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia de hasteamento das bandeiras, que marca o início do desfile cívico. O gestor destacou o importante papel cumprido pela Bahia no processo de Independência do Brasil.
Leia também:
“A contribuição da Bahia, primeiro por ter sido, na história da independência, um Estado que sempre contribuiu com as forças da defesa da nossa soberania, é um estado que tem um povo trabalhador. Temos também um potencial econômico muito forte, com o agronegócio, minério, energias renováveis, pólos industriais. Acima de tudo, o povo da Bahia contribuiu e continua contribuindo com o processo, de cada vez mais, ser um país independente”, ressaltou Jerônimo.
Para além da Marinha, Aeronáutica e Exército, cerca de 906 policiais militares desfilaram no Campo Grande. Cerca de 600 estudantes de 10 colégios da rede estadual também participaram do desfile, assim como os ex-alunos dos Colégios da Polícia Militar (CPM) e os 280 estudantes dos cinco CPMs de Salvador – dos bairros do Lobato, Dendezeiros, Ribeira, Luís Tarquínio e Cajazeiras.
Grito dos Excluídos
A 29ª edição do Grito dos Excluídos reuniu diversos grupo nesta manhã. A maioria pedia por mais justiça e proteção, principalmente para o povo negro e quilombola. Na ocasião, os manifestantes carregavam cartazes e fotos de familiares e amigos que foram vítimas da violência, entre eles, Bernadete Pacífico, que foi assassinada no dia 17 de agosto.
A concentração do público começou por volta das 8h30, no Largo do Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves. Ainda durante o ato, o diretor-executivo nacional da Educafro Brasil, o frei Davi Santos, lamentou a morte de mãe Bernadete.
"Nós entendemos que os brancos ladrões, a polícia não trata atirando, a polícia dá a eles o direito ao devido processo legal. Nós queremos que a polícia apenas trate igualmente o povo negro, como trata o povo branco, de modo que a polícia pare de ser racista", pediu.
Confira abaixo fotos do desfile:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!