Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Entenda

'Gay não assumido', diz juiz baiano sobre corregedor que vetou edital

Juiz Mário Soares Caymmi Gomes abriu edital que vetava contratação de heterossexuais; iniciativa, no entanto, foi barrada por desembargador do TJ-BA

Redação iBahia • 05/05/2023 às 13:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'Gay não assumido', diz juiz baiano sobre corregedor que vetou edital
Foto: Reprodução

O juiz Mário Soares Caymmi Gomes, da 12ª Vara das Relações de Consumo em Salvador, comentou nesta sexta-feira (5), em entrevista ao jornalista Luís Ganem, o veto que fez à contratação de estagiários héteros no seu gabinete.

O edital de anúncio da vaga de estágio no gabinete do magistrado elencava quais perfis de pessoas teriam "prioridade" na seleção: pessoas trans e não-binárias e de preferência de cor preta. Pessoas “declaradamente gays e lésbicas”, bem como “pretas”, também estariam em vantagem.

Leia mais:

Além disso, de acordo com publicação do Política Livre, o edital comunicatva que "não haverá em nenhuma hipótese, de pessoas cisgênera heterossexuais”.

A iniciativa do juiz, no entanto, foi vetada pelo desembargador José Rocha Rotondano, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Ao falar sobre o veto, Mário Gomes afirmou que o corregedor é "gay não assumido"

“O que me causou maior incômodo é que essa determinação tenha vindo de um corregedor que é gay, ainda que ele não se assuma. Isso não é fofoca. Tem a ver com o caso. Sei que ele é gay, pois ele teve caso com meu marido, antes dele me conhecer, ele foi casado com um rapaz que era vereador de Mata de São João”, afirmou o magistrado.

Mário Gomes disse ainda que este caso "mostra o problema de [se] assumir em um emprego conservador". "Uma pessoa que está numa posição de poder e por falta de conhecimento do seu local, reforça essa pauta de fobia contra pessoas trans. E depois, por qual motivo? Qual problema de cruzarmos no tribunal com pessoas trans. Aí que vamos saber se temos um Judiciário fóbico”, completou.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador