Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
“Dia de Portas Abertas”

Goethe-Institut oferece programação gratuita no sábado (6)

Evento contará com exibição de filmes, espetáculos, feiras, aulas experimentais em alemão, jogos, entre outras atividades

Redação iBahia • 03/05/2023 às 14:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Goethe-Institut oferece programação gratuita no sábado (6)
Foto: Divulgação

O Goethe-Institut Salvador-Bahia está com uma programação gratuita cheia de atividades no dia 6 de maio. O “Dia de Portas Abertas” contará com exibição de filmes, espetáculos, feiras, aulas experimentais em alemão, jogos, entre outras atividades. Os interessados em participar devem ir até o Goethe, localizado na Avenida Sete de Setembro, entre 12h e 17h.

Também estará disponível para o público uma oficina de modelagem 3D e criação, um espaço de realidade virtual, bazar de livros e espetáculos. Entre os filmes apresentados estará o “Na Batida do Coração” (Into the Beat – dein herz tanzt, 2020), dirigido por Stefan Westerwelle, que será exibido das 13h às 14h30.

Leia mais:

No páito interno, o coreógrafo, bailarino, ativista e curador Raphel Moussa Hillebrand (Alemanha), realizará uma “Hip Hop Jam”, das 15h às 15h40. Já a coreógrafa e curadora Olivia Hyusin Kim (Alemanha/Coreia do Sul) oferecerá o “Dançaokê”, das 16h às 16h40. Ainda no pátio interno, a “Feira P.I.R.A 2023” levará uma variedade de comidas, plantas, impressos e artes.

Confira abaixo as atividades oferecidas no “Dia de Portas Abertas”:

GALERIAS – Nas galerias, o público poderá conferir a exposição “No Tempo do Verso do Avesso”, da artista visual baiana Milena Oliveira. A mostra é um passeio por tramas, costuras e memórias, reunindo desenhos bordados, fotoperformance e instalação.

Além disso, na Galeria Pequena, o vídeo “Dor + Felicidade – Cultura da Resistência”, de Raphael Moussa Hillebrand, será exibido. Por um lado, o vídeo trata da luta em conflitos externos contra sistemas de opressão e exploração. Por outro, trata-se da luta interna contra emoções negativas, como inveja, dúvida e inércia. Os demônios internos que nos dominam se não cuidarmos bem de nós mesmos.

PRAÇA DO CACAU – Lisa C Soto (EUA/Gana), artista plástica e residente do Programa Vila Sul sob financiamento da KfW Stiftung de Frankfurt, promoverá, das 13h às 17h, interações no jardim do instituto. Ela conta que este será um momento de interação entre os participantes, conectados com plantas, jogos e instrumentos.

Como uma extensão da sua exposição em Gana, Lisa C Soto propõe uma reflexão sobre o conceito de heterotopia em esteiras de tecido. A artista integra o programa de três anos de parceria entre o Goethe-Institut Salvador-Bahia e a KfW Stiftung, intitulado “Rethinking the South – Repensando o Sul”.

LÍNGUA ALEMÃ – Entre as atividades, também se destacam as aulas experimentais em alemão, que permitirão aos visitantes ter uma primeira experiência com a língua. Serão dois horários de aulas na Sala 3: das 13h às 14h e das 14h às 15h. Não é necessário se inscrever previamente, as pessoas poderão entrar até a lotação das vagas.

Além disso, jogos interativos ajudarão a estimular o aprendizado e a prática da língua, das 13h às 17h, na Sala 1 do Instituto. Com uma seleção de aplicativos e jogos para todos os níveis e diferentes faixas etárias, os participantes poderão praticar a língua alemã no smartphone, tablet ou computador, interagindo com usuários do mundo inteiro pela comunidade “Deutsch für dich”.

KREATIVLAB – O Circuito Maker acontecerá ao longo do dia de programação, das 12h às 17h, no espaço KreativLab. A ideia é apresentar a cultura maker e os projetos que são desenvolvidos, sempre dedicados à inovação e criatividade. No Circuito, será possível conhecer os pilares do novo conceito do KreativLab, que mistura dinâmicas interativas, pensamento criativo, tecnologia e sustentabilidade. Durante o evento, os participantes têm a oportunidade de conhecer projetos tecnológicos, participar de mini oficinas e atividades práticas que estimulam o pensamento fora da caixa.

Ali, também acontecerá a Oficina de Modelagem 3D e Criação, das 13h às 14h30. As pessoas participantes vão produzir chaveiros sustentáveis com designs únicos, a partir do uso de software de modelagem 3D. Quem acompanhar a oficina aprenderá princípios de design em 3D, utilizando materiais biodegradáveis, como garrafas PET e papelão.

Já a exposição “Transformação” poderá ser conferida no KreativLab das 12h às 17h. O público conhecerá móveis originais produzidos a partir de material plástico descartado no lixo. Será possível conhecer as etapas de produção das peças, desde a seleção do lixo até o mobiliário pronto.

No Espaço Realidade Virtual, das 12h às 17h, os óculos de realidade virtual permitirão que os visitantes conheçam o universo do ambiente virtual e metaverso, através de tours em museus e jogos imersivos, também conhecendo mais da cultura alemã.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador