Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Investigação

Golpe do pix: polícia investiga envolvimento de rifeiros no caso

Informação foi divulgada pelo titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Estelionato por Meio Eletrônico (DreofCiber), delegado Charles Leão

Redação iBahia • 12/04/2023 às 21:09 • Atualizada em 12/04/2023 às 22:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Golpe do pix: polícia investiga envolvimento de rifeiros no caso
Foto: Divulgação

A Polícia Civil segue investigando as fraudes financeiras com uso de Pix que ocorreram na TV Itapoan Record. Nesta quarta-feira (12), o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Estelionato por Meio Eletrônico (DreofCiber), delegado Charles Leão, informou que investiga a participação de rifeiros no caso.

Segundo informações da TV Bahia, o delegado reforçou que há um rifeiro com atividade comprovada no esquema de fraude. Ele está sendo investigado.

Leia mais:

"Há dois rifeiros investigados. Um dos rifeiros foi apontado por uma das pessoas [que prestaram depoimento]. O outro rifeiro a gente está em processo de investigação e prefiro, nesse momento, não falar nada para não atrapalhar nossa investigação", afirmou.

As investigações também já confirmam que o golpe foi feito por meio de campanhas de arrecadações de doações para pessoas em estado de vulnerabilidade social.

O esquema

Também já se sabe como o esquema funcionou. De acordo com a polícia, o telespectador era contatado no programa Balanço Geral, da Record, TV Itapoan. As pessoas pediam ajuda e o número para doações era exibido na tela, para quem estava em casa. Às vítimas, era feito o pedido da chave Pix, com a promessa de que o valor arrecadado seria repassado.

Mas, a chave Pix informada seria de um laranaja que integrava o esquema, mas colocada no ar como se fosse da emissora. As investigações apontam que menos da metade do valor era transfeiros ou não recebiam nada.

A polícia também está investigando se funcionários da emissora receberam valores. Cerca de 27 pessoas que trabalham no local.

"Algumas chaves PIX utilizadas foram desativadas, comentou o delegado, após afirmar que pediu ao Banco Central informações sobre pessoas que estariam vinculadas as contas bancárias.

As vítimas das fraudes também foram escutadas. Ainda de acordo com a polícia, ainda não há um valor exato das quantias desviadas. A polícia enquadra o crime como estelionato por meio virtual e também investiga uma possível associação criminosa e lavagem de dinheiro.

"Então, o que a pode afirmar é que um conjunto de indícios forma uma prova, e essa prova está nos apontando verdadeiramente pela existência de uma fraude", disse.

Na coletiva, o titular da DreofCiber detalhou o que foi relatado pelas vítimas nos depoimentos.

"Essas vítimas informaram que a chave PIX era fornecida pela pessoa que entrevistava. A chave teria que ser da empresa para fins de controle, [mas] a própria empresa diz que não fornecia a chave PIX. Outros repórteres informaram que estranham isso", detalhou.

A polícia disse que a investigação será feita em três fases. Dois jornalistas suspeitos ainda vão ser ouvidos e não há data para os depoimentos.

O que diz a emissora

Em nota, a emissora afirmou que está colaborando com o ínicio das investigações do caso. Também detalhou que, quando soube das suspeitas, "todas as medidas possíveis para apurar os detalhes e entregar às autoridades competentes".

Entenda o caso

Funcionários da Record TV Itapoan são investigados de ter desviado dinheiro de doação para o tratamento de uma criança com câncer. O caso veio à tona na sexta-feira (10), após divulgação do site Bahia Notícias. Um editor e dois repórteres estariam envolvidos no esquema, que começou em setembro de 2022.

Ao todo, o grupo teria arrecadado R$ 800 mil, que foram doados para a mãe de uma menina que precisava fazer um tratamento contra o câncer. Ela havia pedido ajuda durante o Balanço Geral Bahia, jornal da TV Itapoan apresentado por José Eduardo Bocão. A Polícia Civil investiga o caso.

De acordo com o site Notícias da TV, A mãe da criança fez um apelo ao vivo para tentar arrecadar dinheiro para o tratamento da doença, que tem altos custos.

Durante a exibição do apelo, foi exibido uma chave pix que não era a da mulher, mas sim de um dos envolvidos no golpe. O ex-jogador do Bahia, Anderson Talisca, que está atualmente no Al-Nassr, doou cerca de R$ 70 mil para o caso.

Em fevereiro, o jogador e a equipe dele entraram em contato diretamente com a mãe da menina, para abater o valor doado no Imposto de Renda. A mulher, no entanto, informou que havia recebido nenhum valor da emissora. Neste momento, o apresentador José Eduardo foi alertado.

Na época, foi divulgado que, revoltado com o roubo, Bocão repassou as informações para alta direção da Record e cobrou ações. A executiva de Salvador repassou o caso para São Paulo, que, após investigação interna, determinou a demissão de todos os envolvidos.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador