O Bahia Prime preparou uma série de entrevistas, para saber das ações que serão desenvolvidas pela prefeitura de Salvador na cidade, nesse Réveillon de 2015, Carnaval e Verão de 2016. E para detalhar um pouco mais, recebemos em nossa redação o presidente da Empresa de Turismo de Salvador (Saltur), Isaac Edington, que falou do trabalho que já está sendo desenvolvido pelo órgão. “A Saltur hoje tem o papel de estruturar, organizar e potencializar o calendário de eventos da cidade. Basicamente, consiste em fazer com que esse calendário contribua para a estratégia de turismo da cidade”, disse.
Isaac falou sobre o calendário da capital baiana. “O calendário de eventos, tem que potencializar a ação da cidade na questão turística, e ao mesmo tempo, tem que dinamizar a cidade e os espaços públicos, sendo que, paralelo a isso, temos a prefeitura fazendo um esforço muito grande na parte de infraestrutura, com requalificação geral, iluminação pública, entregas das orlas, ou seja, criando espaços públicos novos e requalificando espaços que estavam totalmente degradados na cidade”. “Só que nada adianta ter isso tudo pronto e as pessoas não utilizarem esses espaços públicos. O soteropolitano criou o hábito de não ir para Rua. O hábito de ir para as Praças se perdeu ao longo do tempo. Então, começamos um trabalho forte, que é, além do calendário de eventos, potencializar a utilização dos espaços públicos”, enfatizou Isaac. O presidente da Saltur evidenciou a importância de parcerias entre a prefeitura e empresas privadas, na realização desses eventos pela cidade. “Temos feito isso por eventos próprios e também com parceiros. O poder público tem que fazer um esforço, mas não pode fazer sozinho. Por isso, temos feito muitas parcerias com organizadores de eventos, de feiras, de produtores culturais, estimulando essas pessoas a nos apresentem projetos”.
Como exemplo, Isaac citou a Feira da Cidade e o projeto Boa Praça. “A Feira da Cidade, por exemplo, é um fenômeno, que toma conta da cidade, e que sem a prefeitura, dificilmente teria essa atividade que tem hoje, embora, tenha uma própria organização”. E continuou. “O projeto Boa Praça também é outra coisa superinteressante, que fez com que hoje, na Praça Ana Lúcia Magalhães, à noite, mesmo sem o projeto, a Praça fique sempre cheia de gente, uma prova que incentivou as pessoas a utilizarem o espaço público”. Sobre a nova tendência mundial das grandes cidades, o Food Trucks, Isaac falou do papel da Saltur nessa implantação. “Quando o movimento de Food Trucks começou em Salvador, conversamos com a Associação para criarmos um festival com música, arte, atividades para crianças, e escolhemos algumas regiões da cidade, tornando um sucesso, assim como as feiras de artes e flores, feiras de artesanatos e outras, fora também as atividades esportivas, como o projeto Salvador Vai de Bike, que articulei e também tem contribuído com essa dinâmica”. Isaac finalizou, novamente enfatizando o que parece ser um slogan da gestão do prefeito ACM Neto, de chamar as pessoas para a Rua. “Temos potencializado muito para que os espaços públicos sejam ocupados pelas pessoas. Eu creio que essa é uma dinâmica que qualquer gestão que venha depois do prefeito ACM Neto, deverá dar continuidade, porque isso não tem volta. Temos uma cidade belíssima, um patrimônio cultural fantástico. Belíssimas Praças e as pessoas precisam utilizar esses espaços, que estão requalificados e renovados, e com muitas atividades. Então, o conceito do turismo é: se a cidade é boa para o cidadão, é uma cidade atrativa para o turista”.
"Temos a prefeitura fazendo um esforço muito grande na parte de infraestrutura". Foto: divulgação |
"Mesmo sem o projeto, a Praça Ana Lúcia Magalhães fica sempre cheia de gente, uma prova que incentivou as pessoas a utilizarem o espaço público". Foto: divulgação |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade