Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Avenida Centenário

Hemoba inaugura centro de atendimento à doença falciforme

Com investimento de R$ 9,5 milhões, local vai atender 125 pessoas no ano

Redação iBahia • 13/03/2023 às 18:10 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Hemoba inaugura centro de atendimento à doença falciforme
Foto: Mateus Pereira / GOVBA.

O Hemoba inaugurou o primeiro Centro de Referências às Pessoas com Doença Falciforma - Rilza Valentim, nesta segunda-feira (13). O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente no espaço, localizado na Avenida Centenário, no bairro da Graça, em Salvador.

Para a implementação do local, que vai ser gerido pelo Hemoba, foram investidos de R$ 9,5 milhões. Durante a inauguração, o governador apontou a relevância do espaço, com serviços assistenciais aos pacientes, também desenvolve ensino e pesquisa.

Leia mais:

“Esse Centro vai organizar uma política de atendimento mais ampla e nós temos o interesse de firmar parceria com universidades, para que, além de um local de atendimento, possa gerar informações para pesquisa, extensão e ensino”, explicou Jerônimo.

O secretário de Atenção especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, falou da importância da retomada de ações voltadas para a política nacional de sangue, hemoderivados e a doença falciforme.


				
					Hemoba inaugura centro de atendimento à doença falciforme
Foto: Mateus Pereira / GOVBA.

“O Centro de Referência dá apoio técnico a outras estruturas de saúde, como as policlínicas regionais de saúde, a atenção básica e as maternidades, por exemplo, fazendo o teste do pezinho. Quanto mais precoce o diagnóstico na doença falciforme, menos sofrimento, menos risco de morte”, declarou.

O vice-governador, Geraldo Júnior, e a titular da Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães também estiveram presentes na inauguração do Centro.

Atendimento

O espaço vai funcionar de segunda a sexta, das 7h às 19h. Nesta primeira semana de atendimento, o centro fará uma ação especial de triagem de pessoas que tenham antecedente de anemia de causa desconhecida, entre 1 e 45 anos. Para passar pelo teste, é preciso levar RG, CPF e Cartão do SUS.

Para ser atendido pela unidade é necessário passar pela triagem hematológica, para uma avaliação específica. APós isso, o paciente solicita atendimento, a partir do envio de um e-mail para [email protected]. Para os pacientes que já são acompanhados pelo serviço, as consultas podem ser agendadas pelos telefones (71) 3116-5675 ou 3116-5676, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, ou por email, no endereço [email protected].

O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme – Rilza Valentim tem capacidade para atender 125 mil pessoas por ano, com atendimento ambulatorial multidisciplinar, que inclui especialistas em hematologia, ortopedia, hepatologia, neurologia, oftalmologia, além de nutricionista, psicólogo, odontologia, fisioterapeuta, assistente social, assistência farmacêutica.


				
					Hemoba inaugura centro de atendimento à doença falciforme
Foto: Mateus Pereira / GOVBA.

A unidade também está equipada para realizar o Doppler transcraniano, exame fundamental para diagnóstico precoce de alterações de vasos cerebrais relacionadas ao desenvolvimento de AVC. A unidade de saúde oferece ainda exames hematológicos, bioquímicos e conta com uma agência transfusional.

Incidência na Bahia

A doença falciforme tem prevalência entre pessoas negras e se apresenta, principalmente, com sintomas como anemia crônica e dor severa, que decorre da má circulação sanguínea, sendo, ainda, das condições genéticas e hereditárias mais comuns no mundo. A Bahia tem grande incidência da doença, considerando que mais de 76% da sua população é composta por negros.

“O exame adequado para o diagnóstico é o teste do pezinho, mas para as crianças que não tiveram a oportunidade de fazê-lo, nós vamos oferecer, nesta primeira semana, 100 testes por dia para diagnóstico de doença falciforme, para rastrear também pessoas que tenham casos de doença falciforme na família”, pontuou a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador