Um homem quebrou uma hóstia e protestou contra o símbolo do corpo de Jesus Cristo para a Igreja Católica durante a missa de 7º dia do Arcebispo Emérito Dom Geraldo Majella Agnelo, nesta sexta-feira (1º), em Salvador.
A cerimônia, que estava sendo transmitida ao vivo da Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico da cidade, foi interrompida com o ato de intolerância religiosa. [Assista abaixo]
Leia mais:
Segundo a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Salvador, a situação começou depois que o homem, que estava assistindo a missa entre os fiéis, pegou a hóstia na mão de um bispo e começou a gritar: "Esse não é o corpo de Cristo".
No vídeo do momento da confusão, é possível ver que o bispo e outros líderes religiosos que estavam na missa tomam a hóstia da mão do homem e a câmera que registrava a cerimônia é virada.
De acordo com a Arquidiocese, os religiosos tomaram a atitude porque a hóstia estava profanada. Após a situação, o homem foi retirado da Catedral. Ainda não há detalhes sobre a identidade dele e nem se o caso será levado para a polícia.
Bispos, padres, religiosos e leigos da Arquidiocese se reuniram nesta sexta-feira para a missa. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, mas não foi ele que estava entregando a hóstia.
A cerimônia começou às 16h, porém a confusão só aconteceu perto do fim do encontro. O vídeo mostra os fiéis assustados com a situação.
Dom Geraldo morreu aos 86 anos em 26 de agosto, em Londrina, no Paraná, onde residia. O sepultamento ocorreu na cripta da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, também em Londrina, no último dia 28, após a Santa Missa exequial presidida por Dom Sergio.