Intenet sem-fio é implantada no Pelourinho para o Carnaval


Durante o Carnaval, os foliões que passarem pelo Pelourinho vão poder conferir a novidade tecnológica: a partir desta sexta-feira (10) será implantado o sistema sem-fio de internet (Wi-Fi) na região. A iniciativa integra o Projeto Pelourinho Digital e está em fase de testes.

Os equipamentos, instalados em pontos fixos da área, permitirão acesso sem-fio à internet, por meio de computadores, notebooks e smartphones. Além disso, também há antenas no Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Praça Castro Alves, com 100 megabytes de velocidade cada.

Esse sistema garantirá que os transeuntes, munidos dos aparelhos com a tecnologia Wi-Fi, acessem gratuitamente a internet em todo o circuito do Carnaval do Pelourinho. Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), apesar de um projeto para o Carnaval, a iniciativa deve permanecer após a festa.

O padrão Wi-Fi opera em faixas de frequência que não necessitam de licença para instalação ou mesmo de operação. Para se ter acesso à internet, por intermédio da rede sem-fio, deve-se estar no raio de ação ou área de abrangência de um ponto de acesso.