O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) fará a requalificação dos largos Quincas Berro D'Água, Pedro Arcanjo e Tereza Batista, localizados no Pelourinho - Centro Histórico de Salvador. Além disso, será construído um palco articulado para shows em um terreno baldio que fica em frente a Igreja Rosário dos Pretos, onde funcionava a 'Praça do Reggae'. Os projetos que fazem parte do cronograma de requalificação para a Copa do Mundo 2014, começam a serem executados no primeiro semestre de 2013. Os largos Pedro Arcanjo e Quincas Berro D'Água serão requalificados para atender a uma programação de lazer e entretenimento, com cinema a céu aberto, anfiteatro, além da reconstrução de uma área verde. Já a Praça Tereza Batista será modernizada e ganhará uma estrutura mais adequada para sediar diversos eventos culturais.
Quanto ao palco articulado, será construído em um terreno de propriedade estadual, próximo a monumentos importantes como 'Casa de Jorge Amado' e 'Museu da Cidade'. O palco contará com um sistema de locomoção que manterá a cinco metros de altura do solo durante as apresentações e ao término será recolhido para dentro do pavimento.
Além da requalificação dos largos, cinco monumentos do Terreiro de Jesus receberá iluminação cênica em projeto que começa a ser desenvolvido pelo IPAC ainda neste ano. A proposta é ressaltar as linhas e estilos arquitetônicos das construções seculares, incorporando sombras e texturas como elementos de composição e contraste, para um impacto cênico ainda maior para quem visita o Pelourinho durante a noite.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade