icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Já é Bonfim: baianos e turistas antecipam homenagens

Antes da lavagem, marcada para amanhã, muita gente participa das missas e amarra fitinhas; festa religiosa vai até domingo

foto autor

Redação iBahia

11/01/2017 às 7:10 • Atualizada em 27/08/2022 às 2:55 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Amanhã, no dia da Lavagem do Bonfim, mais de um milhão de pessoas são esperadas no trajeto que vai da Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, onde fica a basílica mais famosa da Bahia. Mas, a festa desta quinta-feira é só o momento mais popular das homenagens, que começaram desde o dia 5 de janeiro, com o início do novenário preparatório.

Foto: Evandro Veiga/Correio

A verdade é que já é Bonfim há quase uma semana. A cada dia, cresce a movimentação de baianos e turistas dentro e nos arredores da igreja. Muita gente decidiu antecipar a fé e participar das missas que antecedem a lavagem. “No dia, fica muito cheio. Para a gente que tem mais idade é complicado”, justificou a aposentada Maria Rosa da Silva Agostinho, 65 anos, que veio de Aliança, em Pernambuco, para dar os três nós da fitinha no famoso gradil.

A família inteira de Jaguaquara, no Sudoeste da Bahia, aproveitou a estadia para fazer pedidos. Não vão poder estar presentes na lavagem, mas prometeram voltar para agradecer. “É a primeira vez que amarro a fitinha. Pedi com fé! Infelizmente não vou estar aqui quinta-feira, mas com certeza voltarei”, disse a comerciante Vera Duarte Xavier, 51 anos, ao lado do marido, filha, irmã e sobrinha.

O vendedor de fitinhas, dos mais antigos na porta da igreja, começa a faturar. Amanhã é o dia mais forte de vendas, mas desde o início do ano tem dado para embolsar uns R$ 30 por dia. “Pouco ou muito, a gente sempre ganha”, diz Adauto de Jesus, conhecido como Paulinho Louro, vendedor das tradicionais fitas há três décadas.

Foto: Evandro Veiga/Correio

Ano a ano, o padre Edson Menezes, reitor da basílica, aposta em novidades para a festa. Foi ele o primeiro a mostrar para os fiéis a imagem de Senhor do Bonfim durante a festa, tirando-a de dentro da igreja, anos atrás. Desta vez, a mesma imagem participará do cortejo que vem da Conceição da Praia.

Algumas pessoas não sabem, mas os festejos ultrapassam a quinta-feira e chegam até o domingo, o dia de Senhor do Bonfim propriamente dito. “Ele merece muitos dias de comemoração. Por isso, são nove dias preparatórios, a lavagem do adro no meio e a grande festa no domingo”, resumiu Padre Edson Menezes.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador