O artista plástico Jayme Figura foi enterrado nesta segunda-feira (27), no Cemitério Campo Santo, localizado no bairro da Federação, em Salvador. Sob forte comoção, amigos e familiares marcaram presença na cerimônia realizada no final da tarde. Jayme tinha 64 anos e faleceu de causas naturais, no último domingo (26).
O corpo do artista foi velado na capela do cemitério e o enterro acompanhado pelos amigos. A morte de Jayme foi confirmada por Leonel Mattos, amigo íntimo e dono do ateliê, localizado no bairro de Saúde, onde Jayme estava trabalhando.
Leia também:
Ainda segundo o amigo do artista, os dois trabalhavam juntos há cinco meses preparando para uma exposição que aconteceria em 2024, em São Paulo.
Apesar de ter sido causa natural, o motivo da morte de Jayme está sendo investigado. Três dias antes de morrer, o artista passou mal e foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
No domingo (26), ele voltou a se sentir mal e não resistiu. Leonel ficou alguns dias sem conseguir falar com Jayme e por isso entrou em contato com a esposa do artista, que o informou da morte.
Histórico
Nascido em Cruz das Almas, cidade do Recôncavo da Bahia, Jayme se mudou para Salvador com apenas 5 anos. Desde a infância, o artista criava os próprios brinquedos com latas e madeira.
Jayme afirmava ser autodidata e ter sido salvo pelo desenho. "Foi o desenho que me salvou, foi o desenho que meu deu vida", disse o artista em entrevista ao g1, em 2013.
Todas as obras do artista plástico estão no Ateliê de Jayme Figura, localizado na Ladeira do Carmo, no Pelourinho. O imóvel é chamado de "Sarcófago" e tem um formato labiríntico.
O local propõe uma imersão aos visitantes, com esculturas de ferro, gesso, cimente e madeira. As pinturas de acrílico sobre telas, panos decorativas e artes em computação gráfica também fazem parte do acervo do artista.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!