O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou, nesta sexta-feira (7), a soltura do sargento aposentado Valter Graciliano Sapucaia de Jesus, suspeito de atirar contra um jovem de 27 anos durante o Carnaval de Salvador, na madrugada de terça-feira (4). O incidente ocorreu no circuito Osmar (Campo Grande), próximo ao Forte de São Pedro.

O suspeito foi preso em flagrante na manhã do mesmo dia, dentro de sua residência. Durante a abordagem, a polícia encontrou um revólver calibre 32, com numeração raspada e sem munições. Câmeras de segurança registraram o momento do disparo, que atingiu o jovem no quadril. Além disso, a vítima sofreu ferimentos na face e uma fratura. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE) e, apesar da gravidade dos ferimentos, não corre risco de morte.
Leia também:
A juíza Gelzi Maria Almeida Souza Matos, responsável pelo caso, concedeu a liberdade ao sargento ao considerar que as imagens do ocorrido levantam a hipótese de que outra pessoa possa ter efetuado o disparo, justificando a necessidade de aprofundamento das investigações. Com isso, a prisão preventiva foi revogada, mas ele deverá seguir medidas restritivas.

Suspeito de assassinato enfrentará medidas restrititvas
Entre as determinações impostas pela Justiça, o sargento está proibido de frequentar festas populares, blocos de Carnaval, boates, casas de espetáculo e shows, seja como espectador ou prestador de serviço. Ele também não pode manter contato com a vítima e testemunhas por qualquer meio e deve comparecer mensalmente à Justiça para prestar esclarecimentos sobre suas atividades. Além disso, não poderá deixar a Comarca sem autorização judicial.

Durante o interrogatório, o PM aposentado confirmou que estava armado no local, mas se recusou a dar mais detalhes sobre o ocorrido. Ele foi autuado por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Até sua soltura, permaneceu detido no Batalhão de Choque da PM, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Jonattas Neri
Jonattas Neri
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
