A tradicional Lavagem de Itapuã celebra 121 anos de história nesta quinta-feira (5), combinando o sagrado e o profano e consolidando-se como uma das manifestações culturais e religiosas mais emblemáticas de Salvador (BA). Criada em 1905, a festa nasceu da devoção popular e da força das tradições afro-brasileiras, transformando-se, ao longo das décadas, em um dos eventos mais simbólicos do calendário baiano.

Inicialmente realizada em 2 de fevereiro, data dedicada a Iemanjá, a lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã era feita como pedido de proteção. A partir da década de 1930, o evento passou a ocorrer na quinta-feira que antecede o Carnaval, tornando-se o encerramento do ciclo das festas populares de verão.
Leia também:
A programação inclui a lavagem ao amanhecer, mantida por moradores locais, seguida por um cortejo de baianas vestidas de branco, levando potes de cerâmica, água de cheiro e flores. A festa é marcada pela mistura da fé católica com religiões de matriz africana, além da presença de grupos culturais, capoeira, samba de roda e do tradicional Afoxé Filhos de Gandhy.
A concentração começou à meia-noite, com a saída do Bando Anunciador às 2h. Às 5h aconteceu a Lavagem Nativa, seguida da Alvorada. Desde 7h, o grupo Mulheres que Incentivam desfila no contrafluxo do cortejo. Já às 10h, começou o Cortejo das Baianas do Coqueiral de Piatã.
Para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, Itapuã é um território simbólico para a capital baiana. “A lavagem representa o encontro entre fé, ancestralidade e tradição. Respeitamos e celebramos essa diversidade, que é um dos maiores patrimônios da nossa cidade”, afirmou.
Mobilidade
Para garantir a mobilidade das pessoas que irão participar, a operação da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) inclui mudanças temporárias de itinerário, reforço da frota e ordenamento de serviços como táxi e mototáxi, buscando fluidez, segurança e conforto aos usuários. Haverá interdições progressivas de vias até 23h, atingindo trechos da Avenida Octávio Mangabeira (entre a Praça de Piatã e o Largo da Cira) e da Avenida Dorival Caymmi (do retorno antes do Banco do Brasil até a região da Sereia de Itapuã).
As linhas terão desvios organizados nos sentidos Itapuã–Centro e Centro–Itapuã, utilizando avenidas como Paralela, Orlando Gomes e Octávio Mangabeira, além de rotas alternativas para acesso a localidades como Nova Brasília de Itapuã, Pedra do Sal e Abaeté.
Também será implantada uma frota reguladora com seis ônibus extras na Estação Mussurunga, à disposição da fiscalização entre 17h e 23h. As concessionárias manterão equipes de apoio e orientação ao público durante todo o dia do evento, das 5h até o encerramento da operação.
A Semob determinou a instalação de um ponto especial de táxi e mototáxi na Avenida Dorival Caymmi, em frente ao Baianão, exclusivamente para atendimento ao evento, oferecendo deslocamento rápido e organizado.

Segurança e saúde
A segurança na Lavagem de Itapuã será reforçada com a atuação de 100 agentes da Guarda Civil Municipal de Salvador, que prestarão apoio na fiscalização e no ordenamento do trânsito e do comércio informal, garantindo a tranquilidade do evento.
Para a assistência à saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) disponibilizará ambulâncias do Samu para cobertura da área. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado, localizada na Rua da Cacimba (atrás do Mercado Municipal de Itapuã), ficará de retaguarda para acolher possíveis ocorrências.
Ordenamento e manutenção
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará na fiscalização, orientação e ordenamento dos ambulantes, com cerca de 30 agentes em campo, garantindo organização, segurança e cumprimento das normas municipais.
A Secretaria Municipal de Manutenção realizou a verificação e reparo da malha viária por meio da Operação Tapa-Buracos, além de podar árvores e limpar coqueiros da orla. Foram revisados o sistema de drenagem, caixas de sarjeta, redes obstruídas, tampas e grelhas, calçadas públicas em concreto e pedra portuguesa, pavimento intertravado da Rua Aristides Milton, ciclovia, e pintadas as áreas públicas.
As equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) estarão de prontidão, realizando varreduras no circuito e atendendo solicitações pelo telefone 199, em regime de plantão 24 horas, para casos de queda de árvore, deslizamento, alagamento ou outras emergências.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

