Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Saúde

Mansão do Caminho deixará de fazer partos após 12 anos de atendimento

Instituição seguirá apenas com pré-natal e serviços ambulatoriais, a partir de 20 de setembro

Redação iBahia • 06/09/2023 às 20:10 • Atualizada em 07/09/2023 às 22:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Mansão do Caminho deixará de fazer partos após 12 anos de atendimento
Foto: Reprodução

O Centro de Parto Normal (CPN) Marieta de Souza Pereira, que funciona na Mansão do Caminho, no bairro de Pau da Lima, em Salvador, deixará de realizar partos após 12 anos de funcionamento.

A informação foi anunciada pela entidade e pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) nesta quarta-feira (6). A decisão passa a valer a partir do dia 20 de setembro.

Leia mais:

Em nota compartilhada nas redes sociais, a Mansão do Caminho informou que o motivo do encerramento do serviço foi a baixa procura por atendimento, em comparação com o plano de trabalho contratualizado com o Governo do Estado.

"Para se ter uma ideia, em seus primeiros meses foram realizados 75 partos, o que representou 9% da meta da unidade, que é de 840 partos anuais".

Já a Sesab informou que propostas foram feitas para a entidade, mas sem acordo. No entanto, essas propostas não foram detalhadas.

"Reconhecendo as boas práticas de atenção e de acolhimento ao parto humanizado que são oferecidas no local, a Sesab fez diversas propostas para manutenção e até ampliação dos serviços ofertados pela Mansão do Caminho, no entanto, todas foram recusadas pela instituição".

Em resposta, a Mansão do Caminho informou que foram realizadas cinco reuniões com a pasta, onde foram apresentados documentos comprovando o problema enfrentado pela instituição, e que, juntos, após proposta da Sesab, decidiram pela suspensão dos partos na unidade.

Com a mudança, os cinco leitos que funcionam atualmente na instituição serão desativados e passarão a ser ofertados apenas serviços ambulatoriais de pré-natal, no qual envolve consultas médicas e exames laboratoriais e de imagem, tais como ultrassonografia.

Também serão fortalecidas outras atividades de impacto social, a exemplo da ampliação da assistência psicológica a crianças e jovens.

"Nas outras áreas em que atua, como saúde, educação e assistência social, a instituição continuará suas atividades sem prejuízo. A Mansão do Caminho reafirma seu compromisso social com a comunidade, buscando sempre contribuir para o bem-estar e desenvolvimento integral da população de Salvador".

Ao longo dos 12 anos de atividade, o centro realizou cerca de 7 mil partos (uma média de 48 partos por mês) e mais de 500 mil procedimentos ambulatoriais, em média 41 mil por ano.

Com o encerramento dos partos, pacientes deverão procurar outras maternidades na capital. A mais próxima da região é a Maternidade Albert Sabin, que fica em Cajazeiras.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador