Marcha de Zumbis será realizada em Salvador


Roupas mórbidas, maquiagens assustadoras e personagens que parecem terem saído diretamente de um filme de terror. Esse será o cenário visto por quem circular pelo centro de Salvador no próximo sábado (29). A capital baiana realizará, pela segunda vez, a partir das 16h, no Campo Grande, a mundialmente famosa Marcha dos Zumbis (Zombie Walk). A mobilização, feita principalmente através da internet, promete levar, com descontração, os “mortos-vivos” pelas ruas e pontos turísticos da cidade.

A proposta é que os participantes com mais experiência ajudarão, de forma gratuita, os mais novos com a maquiagem e com o preparo da fantasia. O trajeto incluirá o Corredor da Vitória, a Ladeira da Barra, o Porto da Barra e será encerrada no Farol. A data também é uma referência ao Halloween, que acontece no 31 de outubro. Apesar disso, os organizadores reforçaram que o ato não tem nenhum cunho político ou religioso.

Durante a marcha, os participantes costumam se comunicar com grunhidos e com gemidos

 
A Marcha no Mundo
A caminhada do terror surgiu em outubro de 2003, em Toronto, no Canadá. Desde então, pessoas de todo o mundo vem aderindo à marcha, que já ocorreu em cidades com São Francisco, Montreal, Nova Iorque, Sydney, Baltimore, Seattle e Lisboa. No Brasil, a primeira cidade que organizou o movimento foi Belém, em 2006. Durante a manifestação, os participantes costumam se comunicar usando grunhidos, gemidos e gritando expressões como “miolos” e “cérebros”.
 

A Zoombie Walk já aconteceu em diversas cidades do mundo