icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Marco de Fundação de Salvador será entregue recuperado no domingo

O monumento é composto por uma estrutura vertical de mármore e por um painel de azulejos portugueses

foto autor

27/03/2013 às 17:15 • Atualizada em 02/09/2022 às 5:51 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Monumento vinha sendo depredado e esquecido pela população
O Marco de Fundação de Salvador, localizado no Porto da Barra, será entregue totalmente recuperado para a população no próximo domingo (31), dentro do encerramento da programação do Festival da Cidade. Composto por uma estrutura vertical de mármore e por um painel de azulejos portugueses, o monumento passa por um completo serviço de recuperação, que envolve diversos órgãos municipais. Veja outras notícias de Arets & Exposições no iBahia O restauro cumpre o duplo papel de devolver um símbolo da história da cidade em boas condições para a população e iniciar o processo de recuperação de monumentos da capital baiana.
Painel histórico com azulejos portugueses do mestre-escultor português João Fragoso
"Os monumentos de nossa cidade estão esquecidos e abandonados e nós temos o compromisso de mudar isso, porque, de tão sujos, cheios de mato e malcuidados, eles estão sendo esquecidos pelas pessoas", avaliou o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro.
"Os monumentos de nossa cidade estão esquecidos e abandonados e nós temos o compromisso de mudar isso". Fernando Guerreiro
O gestor adiantou que buscará recursos privados para requalificar os monumentos. "Vamos 'parceirizar' esse trabalho, convidando as empresas a adotarem marcos da nossa história e da nossa cultura, recuperá-los e ajudar a Prefeitura a mantê-los", declarou.A ação envolve limpeza, substituição do sistema de iluminação e pintura do monumento e seu entorno."Tudo será feito à vista da população, para que haja maior participação no trabalho de recuperação e até mesmo para desenvolver um espírito de preservação da memória de Salvador, combatendo atos de vandalismo", declarou o gerente de sítios históricos da FGM, Marco Antonio da Rocha.O Marco de Fundação de Salvador foi inaugurado no dia 29 de março de 1952, como parte das comemorações pelo aniversário de 403 anos de Salvador.Tanto a azulejaria quanto a estrutura vertical que traz uma reprodução da cruz que serviu de símbolo para a Coroa Portuguesa foram produzidas pelo mestre-escultor português João Fragoso, grande nome das artes do século passado falecido no ano de 2000. O marco foi instalado no Porto da Barra justamente por ter sido este o local onde se iniciou a cidade de Salvador. Com informações da SALTUR.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador