Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Missa em memória dos arcebispos Dom Lucas Moreira Neves e Dom Sebastião Monteiro da Vide acontece na Arquidiocese de Salvador

Santa Missa será celebrada pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 16h

Redação iBahia • 06/09/2022 às 17:28 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Missa em memória dos arcebispos Dom Lucas Moreira Neves e Dom Sebastião Monteiro da Vide acontece na Arquidiocese de Salvador

A primeira Arquidiocese do país celebra, no dia 8 de setembro, a memória de dois Arcebispos que viveram e morreram na Bahia: Cardeal Dom Lucas Moreira Neves e Dom Sebastião Monteiro da Vide, falecidos há 20 e há 300 anos, respectivamente. A Santa Missa será celebrada pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 16h, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador (Terreiro de Jesus), onde estão sepultados os restos mortais de Dom Lucas.

Embora tenham pastoreado a Arquidiocese de Salvador em períodos diferentes (Dom Sebastião de 1701 a 1722; e Dom Lucas de 1987 a 1998), os dois Arcebispos marcaram a história do povo brasileiro, mas, sobretudo, dos baianos. Conheça cada um deles:

Leia mais:

Cardeal Dom Frei Lucas Moreira Neves

Nomeado pelo então Papa João Paulo II como o 25º Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, sucedendo o Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela, em 9 de julho de 1987, Dom Frei Lucas Moreira Neves foi elevado ao cardinalato em 1988 e iniciou um trabalho intenso, deixando um legado importantíssimo para toda a Igreja.

Entre as atividades pastorais e administrativas, o Cardeal preencheu 10 vagas no colendo Cabido da Sé; reconstituiu os conselhos Episcopal, Presbiteral, Pastoral e Econômico-Administrativo; dividiu a Arquidiocese em quatro regiões pastorais (Centro, Zona de Expansão, Suburbana e Interior), formadas por 13 foranias; erigiu as paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Mata Escura), Santa Mônica (Cajazeiras), São Cristóvão (São Cristóvão), Santa Rosa de Lima (Stiep), São Lucas Evangelista (Marechal Rondon), Sagrada Família (Nova Brasília de Itapuã), Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina de Sena (Itinga), Nossa Senhora Mãe da Igreja (Plataforma), Santa Teresinha, Doutora da Igreja (Alto da Teresinha) e Santa Clara (Águas Claras).

Dom Sebastião Monteiro da Vide

Dom Sebastião Monteiro da Vide, nascido em 19 de março de 1643, foi o 5º Arcebispo da Bahia. Iniciou a vida religiosa na Companhia de Jesus (Jesuítas), mas também seguiu carreira militar. Estudou cânones na Universidade de Coimbra e foi ordenado presbítero em 30 de agosto de 1671; nomeado bispo pelo Papa Clemente XI e sagrado pelo Arcebispo de Lisboa, Dom Luís de Sousa, em 21 de dezembro de 1701.

Dom Sebastião chegou a Salvador em 22 de maio de 1702, assumindo a Sé Primacial do Brasil até a morte, em 7 de setembro de 1722. Na sede da Arquidiocese, em 1707, organizou o Sínodo da Bahia com o objetivo de regular a vida religiosa no Brasil, as Constituições Primeiras do arcebispado da Bahia – considerado um dos mais importantes documentos de caráter religioso do Brasil Colônia. Foi autor do reconhecimento do Santuário do Senhor Bom Jesus da Lapa, quando, ao receber notícias de que numa gruta do sertão da Bahia habitava um eremita com fama de santidade, chamou-o a Salvador e, depois de prepara-lo, ordenou-o sacerdote em 1706 com o nome de padre Francisco da Soledade, nomeando-o capelão do mesmo santuário.

Criou, entre outras, as seguintes paróquias: Nossa Senhora do Monte de Itapicuru da Praia (1702), Nossa Senhora da Piedade de Lagarto (1704), São Pedro de Muritiba (1705), Santo Antônio do Capim Grosso (1714), São Boaventura de Poxim de Canavieiras (1715), Nossa Senhora da Madre de Deus de Pirapuia (1717), São Sebastião de Maraú (1717), Santíssimo Sacramento da Rua do Passo (1717), Nossa Senhora de Brotas, Nossa Senhora da Conceição (1717), Nossa Senhora da Imperatriz dos Campos (1717), Santo Antônio de Propriá (1717), Nossa Senhora de Oliveira dos Campinhos (1717), Santo Antônio do Urubu de Cima (1717), São Felipe (1717), São João Batista de Jeremoabo (1717), São João Batista de Ouriçangas (1717), São Pedro do Rio Fundo (1717), São Sebastião das Cabaceiras do Passé (1717), Santíssimo Sacramento do Pilar (1720) e Santo Antônio de Jiquiriça (1720).

SERVIÇO:

O QUÊ: Missa em memória de Dom Lucas Moreira Neves e Dom Sebastião Monteiro da Vide

QUEM: Cardeal Dom Sergio da Rocha

QUANDO: 8 de setembro, às 16h

ONDE: Catedral Basílica do Santíssimo Salvador (Praça Quinze de Novembro, s/n, Terreiro de Jesus)

Leia mais sobre Salvador no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador