A partir desta quarta-feira (21), motoristas com carona e que circulam pela Avenida Otávio Mangabeira podem reduzir pela metade o tempo gasto para trafegar no sentido Centro pela manhã. Esta é a expectativa da Transalvador com a implantação da faixa solidária, entre 6h e 9h.
A via adicional vai funcionar no contrafluxo (contramão), no trecho da orla entre o Sesc Piatã e o antigo clube do Bahia, na Boca do Rio, no sentido Itapuã/Pituba, de segunda a sexta-feira. Mas apenas para carros que transportem, no mínimo, duas pessoas. Um efetivo de 14 agentes vai garantir a operação e fiscalizar os motoristas. Quem utilizar a faixa sem estar dando carona será multado. “Desrespeitar o agente de trânsito é considerada infração grave, com cinco pontos e multa de R$ 127,69. E não respeitar a sinalização existente no local, infração média, com quatro pontos e multa de R$ 85,13”, explicou o diretor de trânsito da Transalvador, Marcelo Côrrea. Placas sinalizando a alteração já foram instaladas na avenida e a instalação dos cones pelos agentes de trânsito vai começar a partir de 4h. Segundo Corrêa, cerca de 5.500 veículos circulam por hora pelo local no horário de pico. E a estimativa é de que cerca de 1.500 carros trafeguem por hora na nova faixa . “Vamos começar limitando a utilização para o motorista que der carona. Se não fosse assim, haveria uma grande possibilidade de todas as três faixas (as duas normais mais a da contramão) ficarem saturadas”, afirmou Côrrea. Segundo levantamento feito em agosto pela Transalvador, 76% dos carros que circulam na região transportam apenas uma pessoa.
Na nova faixa, o condutor precisa ficar atento aos retornos, que também serão alterados. O carro que, por exemplo, acessar a via só vai poder sair em frente à antiga sede do Bahia — como numa via expressa. De acordo com a Transalvador, esta primeira fase é um período de adaptação e a permanência vai depender da resposta popular. Modificações semelhantes estão previstas para outras partes da cidade. Em cerca de 30 dias, a Avenida Paulo VI terá um sentido único: orla/Iguatemi. Será mantida na direção original apenas uma faixa exclusiva para ônibus. As intervenções na Avenida Magalhães Neto, que será a opção dos motoristas, começaram há uma semana. Matéria original do Correio Mudança de trânsito na orla para carona solidária começa hoje
Sinalização alerta sobre inversão de fluxo; segundo a Transalvador, faixa só vale para quem der carona |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade