Mutirão faz diagnóstico gratuíto de Alzheimer neste sábado


Dia Mundial da Doença de Alzheimer é celebrado no dia 21 de setembro. Foto: ilustrativa

A Faculdade de Medicina da Ufba, no Terreiro de Jesus, receberá cerca de 600 pacientes para atendimento e diagnóstico precoce gratuito de Alzheimer, doença que atinge 1,2 milhões de brasileiros. O multirão será realizado neste sábado (19), das 8h às 18h, com pacientes com idade acima de 60 anos. O atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar com profissionais da área de saúde.

A ação contempla o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, celebrado no dia 21 de setembro. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença já atinge cerca de 44 milhões de pessoas em todo o mundo e o número deve “dobrar a cada 20 anos”. Durante o multirão, a equipe realizará a primeira fase da avaliação diagnóstica, que consiste da aplicação do questionário de avaliação mental e exames através do eletroencefalograma e retirada de sangue para dosagem.

SEMINÁRIO – No domingo (20), a Faculdade de Medicina da UFBA receberá o II Simpósio Nacional de Doenças Cognitivas. O evento dará continuidade ao debate sobre a doença de Alzheimer e qualidade de vida dos idosos. O evento começa às 9h e seguirá até às 15h, com coordenação dos professores doutores Antônio de Souza Andrade Filho (BA) e Paulo Roberto de Brito Marques (PE).