Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > salvador
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

No Dia Mundial da Língua Portuguesa, Salvador lança festival 'Viva a Língua'

Festival pretende reunir diversas ações culturais com música, literatura e culinária

Lucas Mascarenhas • 05/05/2022 às 17:56 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:12 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					No Dia Mundial da Língua Portuguesa, Salvador lança festival 'Viva a Língua'
Foto: Lucas Mascarenhas/iBahia

A Prefeitura de Salvador lançou na tarde desta quinta-feira (5), data em que é comemorado o dia Mundial da Língua Portuguesa, o festival "Viva a Língua", no Palácio Thomé de Souza.

Em parceria com a Baiano Eventos e Produções, o festival pretende reunir diversas ações como manifestações culturais, música, literatura, culinária, intercâmbio e atos em conjunto com artistas do Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde e demais países lusófonos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

No lançamento do evento, Ricardo Oliveira Duarte, proprietário da Baiano Eventos e Produções, contou alguns detalhes da programação que deve ser lançada ao longo do ano.

"Na parte da literatura, eu já posso falar que novamente a Bahia tem também Itamar Vieira Júnior que é um dos grandes, talvez o maior nome da literatura portuguesa brasileira. E com ele estará também, outro grande nome da língua portuguesa que é o José Luís Peixoto, que é só o vencedor mais jovem da história do Prémio Literário José Saramago […] um grande nome que já deu o prazer de confirmar a presença", contou.

"Esse dia da literatura será uma parceria entre Flipelô, Casa de Jorge Amado e o Festival", completou.


				
					No Dia Mundial da Língua Portuguesa, Salvador lança festival 'Viva a Língua'
Foto: Lucas Mascarenhas/iBahia

Para além disso, a área de gastronomia acontecerá no restaurante do Senac, em novembro, e contará com participação de um Chef da culinária angolana além da Chef Tereza Paim, dona do Restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho.

Para a vice-prefeita Ana Paula Matos, a diversidade de temáticas e culturas do festival é mais que necessária para a cidade de Salvador. "É um festival de suma importância, Salvador é uma cidade multicultural, é uma cidade que tem raízes que ela precisa reverenciar, precisa comemorar, celebrar. E aqui a nossa língua portuguesa já deu ao mundo tanta coisa linda em termos de obras de arte, de cultura, esse festival ele também vai trabalhar além da musicalidade, além dos nossos textos, vai trabalhar também a nossa história e o nosso sabor com a culinária", explicou em entrevista ao iBahia.

"Então eu tô muito feliz que a cidade de Salvador está junto com o consulado de Portugal aqui e com a Baiano Eventos organizando esse momento que hoje é celebração, mas tem um objetivo ainda maior de além de aprofundar nossas raízes é identificar maneiras para juntos desenvolvermos a nossa sociedade, em movimento ecônomico, social e cultural", finalizou.

O lançamento ainda contou com participação do cônsul-geral de Portugal, Jorge Fonseca, e apresentação da Banda Didá, grupo de percussão exclusivamente feminina da capital baiana.

Veja o vídeo:

Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador