icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Nobel de Química fará palestra em Salvador

Harry Kroto, da Universidade do Estado da Flórida (USA), tratará sobre o tema criatividade sem fronteiras

foto autor

22/11/2011 às 18:04 • Atualizada em 05/09/2022 às 0:03 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Na próxima sexta-feira (25), o prêmio Nobel de Química, Harry Kroto, estará em Salvador para tratar sobre o tema Criatividade Sem Fronteiras. O evento, marcado para às 16h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), integram as comemorações dos 60 anos do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ano Internacional da Química (AIQ 2011).

A palestra, que é uma promovida pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio da Fundação Conrado Wessel (FCW), Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente (INCT E&A) e Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contará com serviço de tradução simultânea, do inglês para português. A conferência será ministrada gratuitamente e é aberta para o público em geral.

Em outubro, outro Nobel de Química, Martin Chalfie, esteve na capital baiana para participar da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Sobre Harry Kroto
O professor da Universidade do Estado da Flórida (USA) iniciou o seu trabalho na Universidade de Sussex na Inglaterra, quando lançou um programa de pesquisa para buscar cadeias de carbono no espaço cósmico. Seus estudos identificaram a molécula cianoacetileno (H-C=C-C=N). O grupo de de Kroto buscava evidências espectrais de moléculas mais longas, como o cianobutadieno (H-C=C-C=C-C=N) e o cianohexatrieno (H-C=C-C=C-C=C-C=N) e as encontrou entre 1975 e 1978.

Nobel falará sobre Criatividade Sem Fronteiras

No ano de 1985, o professor provou que as estrelas podiam produzir as cadeias de carbono e revelou a existência de moléculas do tipo C60, denominada posteriormente de fulereno. A concessão do prêmio aconteceu em 1996. O professor realiza pesquisas em Nanociência e Nanotecnologia e dedica parte de seu tempo e esforços para divulgação científica, por meio da Fundação Vega na Inglaterra.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador