Salvador já conta com oito pluviômetros semiautomáticos em pontos estratégicos da cidade, instalados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). Com os aparelhos, os moradores das regiões beneficiadas podem acompanhar a quantidade de chuva e tomar as medidas preventivas orientadas pelo órgão municipal. Os aparelhos foram instalados nos bairros de Bom Juá, Periperi, Bosque Real, Plataforma, Codesal, Canabrava, Cajazeira VII, São Caetano. As primeiras localidades beneficiadas fazem parte dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec’s). No entanto, de acordo com o diretor-geral da Codesal, Álvaro Silveira Filho, a intenção é de que sejam colocados aparelhos em todos os bairros de Salvador, para que a população possa ter acesso.
Os pluviômetros são instrumentos meteorológicos capazes de medir a quantidade de chuva em determinadas áreas. O instrumento ajuda a Codesal no monitoramento da situação em período chuvoso, o que possibilita ao órgão trabalhar ainda mais na prevenção de acidentes relacionados a chuva e evitar situações como soterramento.Com os equipamentos, qualquer pessoa pode verificar o nível de chuva e, a partir de então, acionar a Codesal e tomar algumas medidas preventivas, como orientar os moradores a deixar as residências e procurar abrigo em locais seguros.
Para isso as comunidades receberam orientações antes da instalação dos instrumentos sobre como utilizá-los adequadamente. Os pluviômetros semiautomáticos foram adquiridos através do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Os aparelhos foram instalados nos bairros de Bom Juá, Periperi, Bosque Real, Plataforma, Codesal, Canabrava, Cajazeira VII, São Caetano |
De acordo com a Codesal, a intenção é de que sejam colocados aparelhos em todos os bairros de Salvador, para que a população possa ter acesso. |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade