Olodum promove campanha pela paz em homenagem aos 213 anos da Revolta dos Búzios


Uma das marcas do Olodum são as letras de protesto social

Depois de participar, ontem, de uma passeata em homenagem aos Heróis do Brasil – João de Deus do Nascimento, Manoel Faustino, Luis Gonzaga das Virgens e Veiga e Lucas Dantas do Amorim Torres -, soldados que foram enforcados e esquartejados em praça pública a 213 anos, configurando a primeira revolução social do Brasil; a banda agora segue com um agenda extensa de atividades educativas pelos bairros de Salvador.

O encerramento do mês de homenagens (ver programação abaixo) à Revolta dos Búzios acontece no Dique do Tororó, dia 28 de agosto, quando o bloco afro fará um show aberto e promete atrair grande público. Foi ali que os líderes do movimento contra a escravidão se encontraram pela última vez, antes de serem presos e enforcados. O projeto vai levar o show a outros bairros da cidade. “Essa é também uma campanha pela paz. Estamos precisando”, diz João Jorge, presidente do grupo.

“Essa é também uma campanha pela paz. Estamos precisando”, diz João Jorge

Heróis da Pátria
Símbolo de resistência e coragem, a Revolta dos Búzios, também chamada de Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, completou 213 anos no último dia 12. Em março desse ano, a presidente Dilma Roussef sancionou um decreto que inscreve os nomes dos quatro líderes no livro de heróis da pátria, depositado no Panteão da Pátria e Liberdade. Em Salvador, é possível ver os bustos de bronze dos mártires da revolução na Praça da Piedade. Revolta dos Búzios
A Revolta dos Búzios é a insurreição pela liberdade que levou quatro jovens baianos à forca. Em agosto de 1798, jovens negros baianos organizaram um movimento e saíram às ruas para defender a liberdade e o fim da escravidão. A mobilização entrou para a história como a Revolta dos Búzios e custou a vida de quatro jovens rebeldes, que por ordem da corte portuguesa foram perseguidos, presos e enforcados.

Programação – OLODUM pela paz:
Dia 14 – Ensaio especial em homenagem aos Pais da Pátria – Largo Pedro Arcanjo – Pelourinho
De 12 a 28 de agosto de 2011 – Uma reflexão da promessa de igualdade no Brasil
Dia 28 – Olodum bairro a bairro – Dique do Tororó – Video conferencia sobre a Revolta dos Búzios e a igualdade no Brasil. Olodum & UNEB. [youtube 4ZiW9VFgNJk][youtube u8iXbbJQymk]