Operação de teste do BRT de Salvador começa nesta sexta-feira


Foto: Betto Jr / Secom

A operação de teste do BRT de Salvador começou nesta sexta-feira (30), com 11 ônibus que circularão no percurso entre o Shopping da Bahia até o Itaigara. O início da operação, que nesta etapa será assistida, acontece no sábado (1º), com liberação do trecho 3 do novo modal (entre o Parque da Cidade até o Posto Namorados, na Pituba).

De segunda a sexta-feira, o intervalo das viagens será de três minutos; no sábado, de cinco minutos; e no domingo, dez minutos. De segunda a sexta-feira, o intervalo das viagens será de três minutos; no sábado, de cinco minutos; e no domingo, dez minutos.

O processo será acompanhado em tempo real por um Centro de Controle Operacional (CCO) específico para o sistema, que é composto por câmeras de monitoramento instaladas nos terminais e georreferenciamento através de GPS nos veículos. Os detalhes da ação foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis.

“São 4,5 km que correspondem à primeira e terceira etapas, contendo seis estações: Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba”, pontuou o gestor.

O funcionamento integral do serviço está previsto para novembro, quando um total de 44 ônibus estarão rodando – oito deles serão elétricos.

Os veículos trafegam em vias exclusivas com paradas em estações próprias, proporcionando mais agilidade no deslocamento, conforto e segurança aos usuários do transporte público. As concessionárias que já operam o sistema convencional de ônibus na capital baiana são as responsáveis por conduzir o BRT.

Com o trecho 1 (do Shopping da Bahia ao Parque da Cidade) já inaugurado em 2020 e o terceiro entregue hoje, o modal passa a contar com um corredor viário de 4,5 km de extensão e seis estações para embarque e desembarque de passageiros (Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba). Elas dispõem de seguranças e equipamentos de vigilância 24h, wi-fi, sanitários e elevador.

O trecho 2 do BRT está com obras a pleno vapor e abrange o percurso entre o Parque da Cidade à Estação da Lapa, passando pelas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama. Ou seja, o percurso é o inverso do trajeto feito pelo metrô e mede sete quilômetros de extensão. A obra tem o custo de R$204 milhões e prevê a construção de três elevados e sete estações. Quando todas as etapas forem concluídas o BRT Salvador terá 11,4 km de extensão e 13 estações. O montante total de investimento é de R$487 milhões.

Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.