Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Orla da Ribeira é entregue após reforma; famílias festejam espaço

Foram R$ 9,6 milhões de investimentos, em 1,6 quilômetro de trecho

• 19/12/2015 às 8:48 • Atualizada em 27/08/2022 às 16:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Embaixo das árvores centenárias, algumas pessoas aproveitam para descansar, curtir a brisa e contemplar o azul do mar tranquilo da Ribeira. Agora dá para sentar sem preocupação, com muito espaço para curtir o novo visual. Mas quem quiser também pode usar uma das bicicletas do Salvador Vai de Bike ou, quem sabe, fazer exercícios na nova praça inaugurada. A nova configuração da Avenida Beira Mar faz parte do projeto Nova Orla, que teve o trecho da Ribeira concluído e inaugurado ontem pelo prefeito ACM Neto. Além de nova pavimentação, foram implantados passeios com 3,5 m de largura, nova rede de esgoto e paisagismo.

Av. Beira Mar tem piso intertravado, área para caminhada e pista tátil
(Foto: Arisson Marinho)

Toda a parte reformada no bairro, dividida em quatro trechos, chega a 1,6 quilômetro de extensão, contando com novos equipamentos como academia de ginástica, praças e uma pista semiprofissional de skate, além de área reservada às bicicletas. A maior parte dos investimentos foi recurso da prefeitura. Governo do estado e Ministério do Turismo participaram da implantação do primeiro trecho, inaugurado no ano passado. Com a conclusão da obra, toda a fiação de energia elétrica e telefonia foi relocada para o subsolo. Além disso, a faixa restaurada passou a contar com mobiliário urbano, ciclovia e áreas verdes. Maré As intervenções mais recentes ocorreram no trecho entre o final da Praça da Divina e a Ladeira do Custódio, nas imediações do Colégio Costa e Silva. Onde hoje está o piso intertravado, o ex-marinheiro Edvaldo do Carmo, 85 anos, lembra quando a maré ainda tomava conta de toda área. “Aqui eu conheço desde menino. Era tudo praia, isso aqui. A maré ia até lá, bem longe”, disse, apontando algumas casas que ficam na orla. Ao lado da neta, Vanessa dos Santos, 14, ele comparou as mudanças que a área sofreu. “Essa reforma de agora é que foi boa. Sempre que posso, venho aqui para ver o mar, mas antes era mais complicado com as obras. Agora, está todo mundo bem servido, tem espaço para todos”, avaliou. Ali perto, a aposentada Elizabete Araújo, 65, sacou o celular da bolsa e começou a fazer fotos dos ângulos mais variados. A cada passo, ou mudança de direção, um clique. “Estou fotografando tudo para mandar para minha família em Minas. Eu fui mandando fotos desde que começaram as obras e agora estou mandando o resultado final”, explicou.

Equipamentos de ginástica, quadra e paisagismo foram implantados no local
(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Elizabete mora há dois anos no bairro e pretende curtir mais a praça com a neta de 7 anos. “Eu acho que aqui foi o trecho que ficou mais bonito da orla. Dá para fazer boas caminhadas e, agora, também vou trazer minha neta para ficar nos brinquedos”, disse. Reciclagem A maior parte das novidades na área está reunida em uma praça, onde funcionava um antigo galpão. “Era uma fábrica abandonada, tinha muito lixo na frente. Já tinha gente morando, que também fazia reciclagem, então, era um acúmulo de muita coisa”, lembrou o motorista e comerciante Mário da Paixão, 43.Há 18 anos ele mora na Ribeira e já pensa no que pode retomar na sua rotina, com o novo espaço. “Só temos a ganhar com essa nova praça. Agora virou um novo ponto turístico, uma boa referência para a nossa orla. Dá para trazer a família toda para aproveitar. Agora vou retomar os esportes que acabei deixando de lado por falta de espaço”, comemorou. O estudante Daniel Xavier, 12, também já faz planos, mas contando com o presente de Natal. “Estou dependendo aí de ganhar uma bicicleta no Natal para poder aproveitar mais. Sei que nessas férias já vai ser bem melhor”, comentou. Junto com o pai, o aposentado Ademar dos Santos, 71, ele viu tudo se transformar. “Acompanhei a obra desde o início. Primeiro demoliram e depois foram construindo aos poucos. Demorou uns dois anos, mas ficou pronto”, listou o menino. Já seu Ademar lembra de muito mais transformações, além da última reforma. “Isso aqui, há muito tempo, tinha uma feira que vendia tudo de carnes, de salgados. Era todo sábado, mas foi tudo se perdendo. Virou um estacionamento de caminhão, depois foi abandonado e ficou uma bagunça. A gente nem conseguia mais ver o mar”, lembrou, ontem, enquanto estava sentado, observando a paisagem redescoberta.

Moradores passeiam na nova orla da Ribeira, inaugurada após reforma
(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador