Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Saiba detalhes

OSID inicia programação em homenagem a Santa Dulce a partir terça (1º)

Festividades, realizadas em parceria com a prefeitura de Salvador, continuam até o dia 13 de agosto, data dedicada à Santa Dulce dos Pobres

Redação iBahia • 31/07/2023 às 19:29 • Atualizada em 31/07/2023 às 22:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					OSID inicia programação em homenagem a Santa Dulce a partir terça (1º)
Foto: Betto Jr./Secom

As comemorações em homenagem ao dia de Santa Dulce dos Pobres começam na terça-feira (1º) e as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) seguem com uma programação festiva, em parceria com a prefeitura de Salvador. As comemorações continuam até o dia 13 de agosto, na data que é dedicada à Mãe dos Pobres. Os detalhes foram divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira (31).

Entre as atividades oferecidas diariamente estão peças teatrais, exibição de filmes sobre a primeira santa brasileira, além de atrações musicais e quermesse. A programação será aberta com uma missa no Largo de Roma ás 8h30, seguida da inauguração de uma galeria de arte a céu aberto com mais de 500 m² na Avenida Dendezeiros, localizada no Bonfim.

Leia mais:

A galeria é completamente decorada com trabalhos em grafite inspirados nos atos de fé da Mãe dos Pobres. Desenhos representam o legado de amor, fé, humildade e solidariedade vividos por Santa Dulce.

"A festa em honra a Santa Dulce é um momento especial para direcionarmos nossas orações, pedidos e agradecimentos a quem dedicou a vida aos mais pobres, aos doentes e aos mais necessitados. Seu legado de amor e serviço acolhe hoje mais de 3 milhões de pessoas por ano na Bahia", ressalta a superintendente das Osid, Maria Rita Pontes.

Confira abaixo detalhes da programação:

Demais atividades religiosas – As santas missas ocorrerão até o dia 12, no próprio santuário, às 7h, 8h30, 12h e 17h; e no dia 13, às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h e 16h. A vigília de Santa Dulce será realizada das 22h do dia 12 às 6h do dia 13.

A imagem peregrina vai percorrer 14 locais da cidade, a partir desta terça (1º), das 7h às 20h: Praça Municipal, Farol da Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Santo Antônio Além do Carmo, Praça Cairu, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Piedade, Cajazeiras X, Periperi, São Tomé de Paripe, Liberdade, Capelinha e Alagados.

Os festejos contarão com três procissões: dos Arcos, na sexta (4), às 16h, com saída da Igreja do Bonfim em direção ao Santuário; da Memória, no domingo (6), às 8h, com saída do Santuário em direção à Basílica da Conceição da Praça; e Luminosa, no dia 13, às 18h, com saída da Praça Irmã Dulce em direção à Igreja do Bonfim. Já a carreata acontece no sábado (5), às 15h, com saída do Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, em direção ao Santuário.

Atividades culturais – A programação também terá atrações culturais e ações de saúde e cidadania. No dia 5, haverá a inauguração do Memorial Provisório de Irmã Dulce, no Dulce Café, ao lado do Santuário. Nos dias 5 e 6, às 9h, o público poderá conferir a inauguração da Galeria a Céu Aberto Santa Dulce e mutirão de pintura, na Avenida Denzdezeiros.

A Praça Irmã Dulce recebe os shows do cantor Tuca Fernandes no dia 10, às 19h30; e do tenor Thiago Arancam, no dia 11, às 19h30; apresentação de teatro infantojuvenil no dia 11, às 15h; e apresentação da Orquestra de Câmara de Salvador e Coral Ecumênico da Bahia, no dia 12, às 19h30.

No mesmo local, de 1º a 13 de agosto, acontece o Cine Santa Dulce, a partir das 14h30, com exibição do filme Irmã Dulce e documentários sobre o legado da santa; a quermesse, das 14h às 21h, com barracas de lanches e artesanato; e Coreto Santa Dulce, com apresentações de bandas culturais e católicas, a partir das 16h. Nos dias 4, 7 e 11, das 10h às 16h, a Estação Saúde oferecerá gratuitamente aferição de pressão arterial, medição de taxa de glicemia, orientação nutricional e sobre saúde bucal, e vacinação contra Influenza e Covid-19.

A série de atrações continua com o balcão de serviços jurídicos, com encaminhamento para emissão de documentos, operação limpa nome e demais serviços, nos dias 5, 6, 12 e 13, das 9h às 19h. Também haverá espaço para atividades físicas e de bem-estar com aulões de dança e ginástica, dos dias 3 a 6 e de 10 a 13 de agosto, das 13h30 às 14h30.

No dia 13, ponto alto da festa, acontece o show do padre Antônio Maria, às 15h; Missa Campal presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, às 16h; Procissão Luminosa (com saída e chegada no Largo de Roma), às 18h; e encerramento com o show de encerramento de Waldonys, às 19h30.

*Com informações da Prefeitura de Salvador

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador