Em 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou 2,1 milhões de novos diagnósticos e 627 mil mortes em decorrência do câncer de mama no mundo.
No Brasil, foram previstos 59,7 mil novos casos da doença, que é a primeira causa de mortalidade por câncer em mulheres. Segundo o Instituto de Câncer (INCA), para o ano de 2022 foram estimados 66.280 novos casos no Brasil, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres (INCA, 2019a).
Leia também:
A campanha de conscientização do câncer de mama é chamada de Outubro Rosa. Durante todo o mês, ações e serviços são realizados com o objetivo de chamar atenção para a necessidade do diagnóstico precoce.
Em Salvador, serviços gratuitos são oferecidos tanto pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), quanto pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ações também são realizadas em instituições privadas, como shoppings e clínicas da capital baiana.
Confira os serviços gratuitos oferecidos na capital:
Secretaria Municipal de Saúde (SMS):
- Unidades de Saúde
Nos dias 15 e 22 de outubro, haverá atendimento às mulheres, em pelo menos 20% das unidades de Saúde, com a realização de preventivo e encaminhamento para mamografia, saúde bucal, educação em saúde, testagem rápidas, dispensação de preservativos.
- Multicentros e Hospital Municipal de Salvador
Serão ofertadas exames de mamas, e transvaginais durante o mês de outubro no Hospital Municipal de Salvador (HMS). Nos multicentros serão disponibilizadas consultas com especialistas: ginecologia, cardiologia, endocrinologia, mastologista durante a 2ª quinzena de outubro 2022 e a 1ª quinzena de novembro de 2022. Ainda nos multicentros, serão ofertados de USG Transvaginal, mamário, pélvico, além de dversos exames e consultas, durante a 2ª quinzena de outubro 2022 e a 1ª quinzena de novembro de 2022.
- Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce
Intensificação da prevenção dos cânceres de mama e colo em mulheres em situação de violência, através de parceria entre a SMS e SPMJ, no dia 25 de outubro.
Haverá a articipação da Equipe da UBS Virgílio de Carvalho (DS Itapagipe), que farão Palestras com Nutricionista e disponibilização de vagas para atendimento na unidade; Saúde Bucal: palestra e aplicação de flúor; Exame clínico das mamas; Encaminhamento para consulta de enfermagem; Encaminhamento para mamografia.
- Webinário
No dia 10, às 14h30, será realizado um webinário cerca da Organização do rastreio do câncer de colo de útero para a qualificação da coleta e seguimento, com o tema: Dialogando sobre a organização rastreio do câncer de colo de útero em Salvador, para além da oferta de Papanicolau, com palestra de Cris Gomes/DRCA; além de Sandra Marques e Virginia Perrucho, representantes do Campo Temático Saúde da Mulher.
- Prevenção de câncer da população trans
De 17 a 21 de outubro, haverá uma sessão para prevenção de câncer de colo e mama da população trans, com o objetivo de qualificar ginecologistas da rede municipal na abordagem à população trans Data: semana de 17 a 21 de outubro.
O público-alvo são Ginecologistas dos serviços municipais de saúde de Salvador. E a facilitadora será Patrícia Maria Almeida Silva, Ginecologista Ambulatorial população Trans, do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP), local e modalidade a definir.
Secretaria Estadual de Saúde (SESAB)
- Mamografias digitais
Até o dia 5 de novembro, mais de 14 mil exames serão oferecidos em quatro unidades móveis de Salvador para mulheres de 40 a 69 anos.
Para ter acesso aos exames, é preciso estar na faixa de idade indicada, ter mais de um ano que fez a última mamografia e não possuir histórico de cirurgia em mama ou cicatriz.
O acesso será por demanda espontânea, com senhas distribuídas a partir das 6h30, para mulheres que estiverem com a documentação completa. É preciso levar as originais e cópias do RG, CPF, Cartão SUS e Comprovante de Residência.
Confira os locais de atendimento:
- Unidade 1: UNEB
Data: 5 de outubro a 5 de novembro, das 7h às 17h
Endereço: Rua Silveira Martins, 2555 - Cabula
- Unidade 2: Centro Espírita Mansão do Caminho
Data: 1º de outubro a 5 de novembro, das 7h às 17h
Endereço: Rua Jayme Vieira Lima, 104, São Marcos
- Unidade 3: Departamento de Saúde da Polícia Militar da Bahia
Data: 1º a 22 de outubro, das 7h às 17h
Endereço: Av. Dendezeiros do Bonfim, 6
- Unidade 3.1: Espaço Neojibá
Data: 24 de outubro e 5 de novembro, das 7h às 17h
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 10, Parque do Queimado, Liberdade
- Unidade 4: Salvador Norte Shopping
Data: 3 de outubro 22 de outubro, de 8h às 18h
Endereço: BA-526, 305 - São Cristóvão
- Unidade 4.1: Sesab
Data: 24 de outubro a 27 de outubro, das 7h às 17h
Endereço: 4ª Avenida do CAB, 400
- Unidade 4.2: Lar Harmonia
Data: 31 de outubro a 3 de novembro, das 7h às 17h
Endereço: R. Dep. Paulo Jackson, 560 – Piatã
Instituições privadas
- Shopping Itaigara
O Shopping Itaigara promove uma programação especial em parceria com a Delfin, clínica de exames de imagem, exames laboratoriais e vacinas, com especial atenção à saúde da mulher. Dentre as ações, está a exposição fotográfica Laços que nos unem pela prevenção, estrelada por mulheres que enfrentaram esse diagnóstico.
Para chamar atenção para a campanha, durante o mês de outubro, a fachada do Shopping Itaigara fica completamente iluminada de rosa.
- Salvador Norte Shopping
A Unidade Móvel da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) está no Estacionamento Externo do Salvador Norte Shopping para realizar, gratuitamente, mamografias. O exame é destinado a mulheres de 40 a 69 anos. Para ter acesso, além da faixa etária indicada, as mulheres precisam ter mais de 1 ano que realizou a última mamografia e não possuir histórico de cirurgia em mama ou cicatriz.
Os documentos necessários são: Cartão Sus, Documento de identificação (RG) e Comprovante de residência. A Unidade Móvel ficará no shopping até 22/10 e o funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 18h. As senhas são distribuídas a partir das 6h30. A meta é atender 140 mulheres, por dia. O diagnóstico precoce do câncer de mama pode levar à cura em 90% dos casos.
- UniFTC
O projeto ABASteça busca arrecadar doações de absorventes para mulheres em ressocialização atendidas pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap).
Os interessados podem realizar as doações até o dia 8 de outubro nos Módulos 2 e 3 da UniFTC Salvador - na avenida Luís Viana Filho, 8812, Paralela.
- Clínica CSI
Clínica CSI oferece 300 mamografias para mulheres de 40 a 69 anos. Para agendamento, basta levar na clínica, localizada em Brotas, a solicitação médica para o exame de mamografia, o cartão do SUS e um documento oficial com foto.
- Shopping da Bahia
O HUB Rosa acontecerá dos dias 10/10 à 15/10/2022 de 10:00h às 22:00h, no 3º piso do Shopping da Bahia, Alameda das grifes, em frente à Riachuelo. Além disso, haverá a Loja HUB ROSA, montada para Mentorias, Workshops, Sessões Terapêuticas e Oficinas Infantis, ao lado da Farm e em frente à Track Field, também no 3º piso. O evento é GRATUITO, mas é necessária inscrição e a doação de 1 pacote de absorvente, para uma ação social contra a Pobreza Menstrual.
- Shopping Paseo
A exposição À Flor da Pele será realizada pelo Foto Clube de Mulheres no Shopping Paseo entre os dias 3 e 23 de outubro. A mostra fotográfica faz parte da campanha Outubro Rosa, e ficará localizada no piso L1. O Foto Clube de Mulheres, como o próprio nome indica, é um clube de fotografia formado apenas por mulheres, tanto profissionais como amadoras, e algumas delas já passaram pelo processo de tratamento do câncer de mama.
- Unijorge
O curso de Fisioterapia da Unijorge oferece atendimento gratuito para reabilitação de pacientes no pós-operatório do câncer de mama, no Instituto de Saúde da Instituição, campus Paralela. O acompanhamento fisioterapêutico é disponibilizado durante todo o ano e é realizado às terças e quintas-feiras, por alunos do curso, sob supervisão de professores. Inicialmente, o paciente passa por uma avaliação para identificar o grau de comprometimento dos movimentos e, a partir disso, é proposto um tratamento individualizado.
Para a consulta, é necessário fazer agendamento pelo telefone (71) 3206-8489 ou por mensagem via WhatsApp, no número (71) 99611-6919.
- Grupo CAM
Para conscientizar a população sobre a importância de hábitos saudáveis, dentre eles, o exercício físico regular, o Grupo CAM - Oncoclínicas, em parceria com Itaigara Memorial e Hospital Santa Izabel, promove no próximo dia 23 de outubro, o Desafio Outubro Rosa, uma corrida com 100% da renda revertida para o Hospital Aristides Malfez, com o objetivo de que as mulheres possam dar continuidade ao tratamento na instituição.
A corrida terá 5 km, com largada às 6 horas, no estacionamento ao lado do Ondina Apart Hotel, em direção ao Farol da Barra e retorno ao bairro de Ondina. A estimativa é que haja a participação de 550 pessoas. As inscrições, no valor de R$ 50,00, podem ser realizadas pelo site.
- Maternidade Climério de Oliveira
Neste sábado, 22 de outubro, a Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) vai realizar um mutirão de consultas e exames das mamas voltado para mulheres acima de 18 anos de idade. Serão 50 vagas para consultas com mastologista e exames de ultrassonografia das mamas.
Os atendimentos deverão ser agendados por meio do telefone (71) 3283-9269. No dia do mutirão é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. As mulheres que tiverem exames anteriores das mamas devem levá-los no dia da consulta e mulheres acima de 40 anos de idade precisam ter um exame de mamografia realizado no período entre novembro de 2021 e outubro de 2022 para agendar o atendimento.
- Delfin
A Delfin, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Lauro de Freitas, município que faz parte da Grande Salvador, promove, durante o mês de outubro, um mutirão para realização de mamografias gratuitas em mulheres de baixa renda com mais de 35 anos. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, da qual a clínica de diagnóstico participa ativamente.
- E.C Bahia e Acelen
Bahia anunciou a oferta de 2 mil exames de mamografia para sócias-torcedores do clube e para moradoras das comunidades do enterno da Refinaria de Mataripe. Os 500 primeiros serão oferecidos para as primeiras 500 mulheres ou homens trans que adquirirem a camisa na Fonte Nova.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!