As palestras da 5ª Semana ACM de Ação, Cidadania e Memória, começam nesta quarta-feira (23), na Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus. Às 9h30 terá a palestra sobre Economia, Cultura, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Logo depois, às 10h45, vai ser a vez de Criatividade: Transforma, Inova, Inclui. Pela tarde, às 14h, os convidados verão a palestra Transformando Resíduos em Oportunidades, seguida pela Comida de Rua Como Difusor de Cultura, às 14h30. Também terá a apresentação do tema: Salvador Cidade Criativa: Reflexões e Perspectivas, às 15h e Um Conceito de Valor e de Negócio: do Reino Unido Para o Mundo, às 16h. O evento começou ontem.
Cláudia Vaz, superintendente do Instituto Antonio Carlos Magalhães, que realiza o evento, ressaltou a importância do tema desta edição, Cultura, Sustentabilidade e Economia Criativa: “Os palestrantes que se apresentarão aqui vão mostrar que a criatividade de cada indivíduo pode ser transformada em produtos e assim gerar renda. Empresários de sucesso virão aqui para mostrar que é possível transformar a realidade por meio do capital humano”. Cláudia Vaz lançou o projeto Bahia: Revoluções Criativas, que será implantado, em breve. A primeira etapa, batizada de Armazém Criativo do Tear, vai habilitar 40 pessoas a trabalhar com máquinas de tear. “Mas elas não aprenderão apenas a técnica. Também terão noções de administração, comercialização e marketing. Destaco que não se trata de um projeto assistencialista porque, com o tempo, essas pessoas vão aprender a sustentar seu negócio”.O prefeito ACM Neto ressaltou que Antonio Carlos Magalhães (1927-2007), seu avô, foi um dos grandes estimuladores da produção de cultura no estado: “Ele foi um incentivador permanente da arte e percebeu que a cultura deveria ser observada não apenas com um olhar romântico. Ele foi um dos primeiros a notar que aquele era um poderoso elemento de inclusão social”.O prefeito destacou, ainda, a importância que o Pelourinho tinha para Antonio Carlos Magalhães: “Cada beco deste lugar que está no nosso coração nos traz a lembrança do senador ACM”.
Além dele, estavam presentes o presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Junior, a presidente do Instituto Parque Social, Rosário Magalhães, sua filha Renata de Magalhães Correia e o marido Gabriel Correia. Artistas, empresários e políticos como o ex-ministro Waldeck Ornelas também marcaram presença. No primeiro andar da Faculdade, está instalada a mostra A Arte e o Utilitário, que expõe obras de mais de 20 artistas. As criações de artistas plásticos, designers e arquitetos foram todas feitas com materiais recicláveis, como uma poltrona feita com um orelhão, criada por André Moreno. A exposição permanece aberta ao público até o dia 10 de outubro.Manuel Bandeira, designer, criou utensílios domésticos com sobras de madeira de reflorestamento. “Infelizmente, ainda há preconceito com objetos feitos de material reciclado, associado à pobreza”, disse Bandeira. Programação Evento Semana ACM de Ação, Cidadania e Memória Onde Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus Hoje Painéis: Economia, Cultura, Desenvolvimento e Sustentabilidade (9h30); Criatividade: Transforma, Inova, Inclui (10h45); Transformando Resíduos em Oportunidades (14h); Comida de Rua Como Difusor de Cultura (14h30); Salvador Cidade Criativa: Reflexões e Perspectivas (15h); Um Conceito de Valor e de Negócio: do Reino Unido Para o Mundo (16h) Quinta-feira Painéis: Bate-Boca Criativo (9h); Programa Catavento (11h30); Case Mercado Mundo Mix (12h) Exposição A Arte e o Utilitário (de hoje até 10 de outubro)
. |
---|
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade