Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp

Paróquia São Pedro anuncia programação especial para padroeiro

Missa solene será presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 16h30. Veja programação!

Redação iBahia • 28/06/2023 às 14:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Paróquia São Pedro anuncia programação especial para padroeiro
Foto: Divulgação / Arquidiocese de Salvador

São Pedro, primeiro Papa da Igreja Católica e padroeiro das viúvas, pescadores e comerciantes, recebe homenagens de devotos em Salvador na próxima quinta-feira, 29 de junho. No centro da capital baiana, a paróquia dedicada ao santo preparou uma programação especial com missas, que serão celebradas ao longo de todo o dia. Os horários são às 7h, às 8h, às 9h, às 10h, às 12h e às 14h30.

Às 15h30 acontecerá a procissão com a imagem do padroeiro, saindo e retornando para o templo, com o percurso que passará pela Rua Direita da Piedade, Politeama de Cima e Avenida Sete de Setembro. O ápice das homenagens a São Pedro será a Missa Solene, às 16h30, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

Leia mais:

Sobre a Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo - São Pedro e São Paulo são considerados “os cabeças dos apóstolos” por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.

Embora a Paróquia São Pedro, em Salvador, promova homenagens no dia 29 de junho; liturgicamente, no Brasil, quando uma Solenidade corresponde a um dia entre segunda-feira e sábado, a Igreja a transfere para o domingo seguinte, como acontece este ano com a Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, conhecidos como “Colunas da Igreja”.

É nesta Solenidade que a Igreja celebra o “Dia do Papa” e convoca todo o Povo de Deus a rezar, com mais fervor, pelo sucessor de Pedro, bispo de Roma, que ajuda a tornar o Reino de Deus mais conhecido e amado em todo o mundo. Assim, no dia 2 de julho, às 8h, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Santa Missa Solene.

São Pedro

Natural de Betsaida, São Pedro era pescador e foi chamado pelo próprio Jesus para fazer parte do grupo formado pelos doze apóstolos. Deixando tudo, seguiu o Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro, que significa pedra, rocha.

Um homem simples e impulsivo. Falou, muitas vezes, em nome dos apóstolos e não hesitou em pedir a Jesus explicações e esclarecimentos sobre Sua pregação. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade.

São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro Papa da Igreja. “E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus”.

São Paulo

Saulo era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada “aos pés de Gamaliel”, um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles. Converteu-se à fé cristã, enquanto perseguia os cristãos, no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério.

Desde então, converteu-se e começou a pregar o Cristianismo, viajando pelo mundo, pregando o evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua paixão, morte e ressurreição. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação. Escreveu 13 Epístolas e ficou conhecido como o “Apóstolo dos Gentios”.

Paróquia São Pedro - Festa de São Pedro e São Paulo

  • QUANDO: 29 de junho de 2023
  • ONDE: Paróquia São Pedro (Praça da Piedade, Salvador)

São Pedro dos Clérigos

A Igreja São Pedro dos Clérigos, localizada no Terreiro de Jesus, também fará homenagens ao santo. No próximo dia 29 de junho, as celebrações religiosas serão comandadas pela Irmandade São Pedro dos Clérigos, pelo Projeto Cantina da Lua, com a participação da comunidade do Centro Histórico. Confira programação completa com horários abaixo:

  • 06h30 – Alvorada Festiva
  • 08h00 – Santo Ofício
  • 09h00 – Adoração Eucarística
  • 11h00 – Celebração Eucarística
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador