Pescadores são protagonistas no documentário 'Peixe Homem'


Quando os primeiros raios de sol começam a aparecer no céu, um grupo de pescadores já se lança ao mar do farol de Itapuã para mais um dia de trabalho. A rotina de pesca artesanal é guiada pelas necessidades e prazeres dos pescadores da Colônia de Pesca Z-6, de Itapuã, local de partida para o documentário ‘Peixe Homem’, que será lançado na próxima segunda-feira (30/11).

O longa que trata sobre os saberes da pesca será exibido na Casa da Música, em Abaeté, das 18h às 20h. Após a sessão, o evento contará ainda com uma conversa com os realizadores e os pescadores participantes do filme. Sem apoios oficiais, só com trabalho voluntário, ‘Peixe Homem’ teve direção de Roberto Duarte e produção da Argueiro Veloso Comunicações e Associados Ltda.

Ao longo de 55 minutos, os telespectadores vão acompanhar o universo da pesca com os protagonistas Pai Velho, Néu, Davi e Lamparina. A história parte de dois barcos que saem ao mar e vão ao pesqueiro Pai Bastião, quatro milhas náuticas ao largo do farol de Itapuã. O drama aprofunda na prática de navegar, lançar anzóis, observar o tempo, a lua, a corrente e a maré.

Ficha técnica:
Projeto, direção e montagem: Roberto Duarte
Produção: Chico Argueiro – Argueiro Veloso Comunicações e Associados Ltda.
Direção de Fotografia – Márcio Soares
Sonorização – Napoleão Cunha
Produção de Campo – Cabrito