A Polícia Civil apresentou na tarde desta quarta-feira (18) dois dos envolvidos na morte da policial militar Dulcineide Bernadete de Souza, 44 anos, durante assalto ao posto de saúde do bairro de Pituaçu, na segunda-feira (16). Segundo a polícia, cinco pessoas estavam envolvidas no assalto ao posto, sendo que um deles teve envolvimento indireto.
Foram apresentados Lucas Silva dos Santos, de 22 anos, conhecido como Calafate. Ele foi o responsável por escolher o posto onde foi realizado o assalto. Lucas foi preso em Pau da Lima por uma guarnição da 47ª Companhia Independente de Polícia Militar (47ª CIPM/Pau da Lima).
A polícia apresentou também Rodrigo Lima Bonadia dos Santos, de 24 anos, conhecido como Pão. Ele foi preso no bairro de Cosme de Farias por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos. Segundo a polícia, Rodrigo estava envolvido de forma indireta no crime. Ele é o responsável por adulterar as placas dos veículos usados na ação.
Em depoimento, os suspeitos informaram que a quadrilha tinha ido ao posto para roubar as armas dos policiais e os pertences dos servidores e clientes da unidade de saúde. Na ação, o grupo conseguiu levar a carteira do soldado da PM Edmilson e dois celulares de pessoas que estavam no posto. Quando ouviram os disparos, eles encerraram a ação e dispararam duas vezes contra o PM Edmilson, que não ficou ferido. De acordo com a polícia, o Fiesta branco, usado na ação, foi roubado na última sexta-feira (13), no bairro de Stella Maris. O veículo foi encontrado pela polícia na BR-324, próximo a Brasilgás. Segundo a polícia, o grupo integra uma quadrilha que está envolvida em roubos de clínicas e estabelecimentos comerciais em Salvador. Na manhã desta quarta, um terceiro envolvido no crime, Josias Cerqueira dos Santos, 19, conhecido como Rato, morreu em confronto com policiais militares e civis no município de Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador. Ele é o responsável pelo disparo que matou a PM Dulcineide. Junto com Josias, a polícia apreendeu ainda um revólver calibre 38, mas ainda não há informações se foi a mesma arma usada no crime. A arma foi ainda vai ser periciada.
Outras duas pessoas seguem foragidas: Wilihans da Rocha Pita, o Coroa, e William Santana da Silva, o Talento. Na ação, Wilihans ficou do lado de fora do posto de saúde, fazendo a segurança externa, enquanto que William foi o motorista do veículo usado na ação.A Polícia Civil informou também que Josias já tinha passagem pelos crimes de tráfico e roubo e havia sido liberado da prisão há 6 meses. Já Lucas e Whilians também tinham passagem por tráfico e roubo e haviam sido liberados há duas semanas.
O Crime
A policial militar Dulcineide Bernadete de Souza, 44 anos, morreu no início da noite desta segunda-feira (16), depois de ser baleada na testa pela manhã durante um assalto à Unidade Básica de Saúde de Pituaçu, em Salvador. Ela foi socorrida ao Hospital do Subúrbio, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.No momento do crime, o posto estava cheio de pacientes à espera de atendimento. Por causa do crime, o funcionamento do posto foi suspenso. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a unidade de saúde e segue sem previsão de reabertura.
Dois criminosos, Lucas e Josias, entraram na unidade de saúde e renderam o soldado da PM Edmilson, que trabalha no local. Ele foi algemado e colocado em uma sala de vacinação anti-rábica, que fica na entrada da unidade. A PM Dulcineide estava no banheiro localizado na recepção do prédio e, ao sair, foi baleada por um dos suspeitos. O tiro atingiu a policial na testa.
Antes de fugir, o trio voltou à sala onde estava Edmilson e efetuou dois disparos, mas nenhum atingiu o policial. Os bandidos fugiram no mesmo carro que chegaram ao local levando as duas armas dos policiais, o iPhone e a carteira do soldado.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade